5 treinadores da NBA com mais anéis de campeonato
Os treinadores da NBA são o coração da equipe. Eles dão um norte pro time, fornecem um plano de jogo, são mentores de seus jogadores e muitas vezes assumem o fardo da responsabilidade quando a equipe não atua de acordo com o que era esperado. Só os melhores dos melhores conseguem chegar a ser treinador na liga.
Vamos então aos nomes.
5 dos maiores treinadores na história da liga
5º – Gregg Popovich
Gregg Popovich é o técnico mais adorado atualmente. Lidera uma equipe na NBA e está em quinto lugar em números de anéis ganhos de todos os tempos. Após passagens curtas no San Antonio Spurs e no Golden State Warriors como assistente, Popovich selou o cargo de técnico principal do Spurs em 1996, cargo que ocupa desde então. Os Spurs de Popovich sempre foram difíceis de derrotar e são constantemente subestimados. Gregg também é treinador da seleção estadunidense de basquete, que ganhou ouro nas Olimpíadas de Tókio em 2020. Ele é conhecido por tirar o melhor de seus jogadores, trazendo aqueles que muitas vezes são esquecidos e tornando-os melhores. Só na sua segunda temporada com a franquia, o San Antonio Spurs escolheu Tim Duncan como número 1 na escolha geral. Com o grande homem versátil, Popovich iria criar uma dinastia com os Spurs, ganhando cinco campeonatos em 16 anos. Ele é amplamente considerado um dos maiores treinadores de todos os tempos e uma das pessoas mais simpáticas do esporte.
4º – Pat Riley
Antes de mexer nas peças como presidente do Miami Heat, Pat Riley foi campeão da NBA tanto como jogador quanto como treinador. Na verdade, semelhante a Popovich, o jogador de 76 anos conquistou cinco títulos como técnico, quatro dos quais ocorreram em sete temporadas com o Los Angeles Lakers nos anos 80 e o quinto com o Miami Heat em 2006.
O Lakers de Riley era fenomenal e continha três futuros membros do Hall da Fama em Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy. Além de seus quatro títulos, Riley também os levou a três outras aparições nas finais da NBA, lutando contra o Detroit Pistons, Boston Celtics e Philadelphia 76ers ao longo da década.
Mais tarde em sua carreira, Riley assumiu o comando duas vezes como o treinador principal do Miami Heat e foi simultaneamente o presidente da franquia na época.
Com Dwyane Wade e Shaquille O’Neal, Riley conduziu a organização à sua primeira aparição nas Finais da NBA após derrotar o Detroit Pistons nas Finais da Conferência. Eles ganharam quatro jogos consecutivos contra o Dallas Mavericks depois de perder dois jogos na série do título.
3º – John Kundla
De volta aos velhos tempos da NBA, o Minneapolis Lakers dominou o processo com o grande John Kundla no comando. Kundla levou o time a cinco títulos de 1949 a 1954. Suas equipes incluíam estrelas como Jim Pollard e George Mikan, que mais tarde entrariam no Hall da Fama do basquete.
Eles não foram as únicas estrelas do lado do Lakers de Kundla, no entanto. Suas listas também incluíam os futuros indicados Slater Martin, Vern Mikkelsen, Clyde Lovellette, Slick Leonard, Hot Rod Hundley e possivelmente o mais famoso – Elgin Baylor.
O time de Kundla não foi apenas o primeiro time na história da liga a ganhar títulos consecutivos, mas foi o primeiro a ter três vitórias. Eles foram formidáveis no Ocidente e tiveram batalhas frequentes com o New York Knicks, que derrotou em duas ocasiões nas finais da NBA.
2º – Arnold ‘Red’ Auerbach
Treinador do time do Boston Celtics que dominou os anos 1950 e 60 na NBA, Arnold ‘Red’ Auerbach vem em segundo lugar em nossa lista com nove toques. Seu tempo com a franquia foi fenomenal, levando o time a oito títulos consecutivos de 1959 a 1966 – ainda um recorde esportivo norte-americano.
Depois de anos de decepção nos playoffs, Auerbach voltou sua atenção para Bill Russell no draft de 1956. O centro viria a se tornar um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos e ganhou nove de seus anéis com Auerbach, criando uma das melhores dinastias da história do basquete. Na mesma classe de draft, os C’s também escolheriam o futuro Hall-of-Fame Tom Heinsohn e o guarda K.C. Jones.
As equipes do Celtics de Auerbach eram conhecidas por sua habilidade no contra-ataque e contaram com a recuperação fenomenal de Russell para ajudar a criar oportunidades no ataque.
1º – Phil Jackson
Definitivamente o vencedor, Phil Jackson está no topo da nossa lista, tendo vencido 11 anéis como treinador principal da NBA. Ele também fez isso em grande estilo, com a melhor porcentagem de vitórias na temporada regular e nos playoffs de qualquer treinador entre os cinco primeiros.
Embora ele não tenha apresentado as melhores estatísticas como jogador, Jackson ganhou dois títulos com o New York Knicks e levou essa experiência para sua carreira como treinador principal. Ele viria a liderar alguns dos maiores times de todos os tempos, incluindo o Chicago Bulls dos anos 90 com Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman, com quem conquistou seis títulos.
Jackson então ganhou outros cinco títulos da NBA com o Los Angeles Lakers, incluindo seu terceiro triplo, treinando mais nomes como Shaquille O’Neal e Kobe Bryant.
Embora tenha ganhado todos esses campeonatos, Jackson surpreendentemente ganhou apenas um prêmio de Treinador do Ano em 1996. Ele foi um treinador principal de jogos All-Star em quatro ocasiões e será lembrado pela maneira como ajudou algumas das maiores estrelas da NBA alcançar a grandeza.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.