fbpx
Connect with us

Spurs uma das maiores franquias da NBA

Spurs maiores NBA

Artigos

Spurs uma das maiores franquias da NBA

Quando se pensa sobre as grandes franquias da história da NBA não tem como não se remeter ao Celtics e ao Lakers, donos de 17 e 16 títulos, respectivamente, além de diversas dinastias que dominaram o esporte em suas eras. Logo após os dois pilares da história da Liga, todavia, vem um grupo formado por outras duas ou três franquias, dentre as quais está o San Antonio Spurs.

Mas o que faz do Spurs, que chegou à NBA bem mais tarde que as demais, uma das maiores franquias de sua história?

Desde que chegou à Liga, na temporada 1976-77, a franquia sul-texana sempre contou com grandes estrelas. De George Gervin, David Robinson e Tim Duncan a Tony Parker, Manu Ginobili e Kawhi Leonard, o Spurs teve três atuais membros e outros três prováveis futuros membros do Hall da Fama do Basquete liderando suas equipes. 

Além disso, como se não bastasse alguns dos maiores jogadores da história, outros grandes jogadores, um técnico espetacular e uma filosofia de jogo original e eficiente fizeram do Spurs uma franquia sempre forte coletivamente. Forte o suficiente para chegar aos Playoffs em mais de 90% das temporadas que disputou, incluindo a atual sequência de 22 classificações consecutivas. O Spurs praticamente não sabe o que é ser medíocre.

Como resultado, temos em San Antonio o melhor aproveitamento histórico de vitórias em toda a NBA (61.8%) – superando nesse quesito até mesmo Lakers (59.6%) e Celtics (59.1%) – e, principalmente, cinco títulos.

Desde 1976, apenas o Los Angeles Lakers (10) e o Chicago Bulls de Michael Jordan (6) levantaram o Larry O’Brien mais do que cinco vezes, o que faz do Spurs o 3º maior campeão desde que entrou na NBA. Tudo isso sem nenhuma grande contratação – a maior de sua história foi a de LaMarcus Aldridge em 2016 – e em um mercado pequeno como o de San Antonio.

Contra todos os padrões tradicionais, construindo suas dinastias a partir de escolhas do Draft, apostando em jogadores estrangeiros, confiando fielmente em seu técnico e implantando uma duradoura filosofia de jogo e de trabalho, o San Antonio Spurs tornou-se exemplo a ser seguido não só no basquete, como em todos os esportes estadunidenses majoritários. O próprio Golden State Warriors de Steve Kerr, por exemplo, foi declaradamente influenciado pelo Spurs de Popovich.

Mais Artigos

Publicidade

Destaques da Semana

Publicidade
To Top