Conheça a origem do nome da franquia Miami Heat

História da NBA: conheça um pouco da origem que envolve a escolha do nome Miami Heat e outros detalhes que envolvem outros elementos da fraquia.

O Miami Heat é um dos tantos exemplos dentro da NBA onde o nome desperta muita curiosidade entre os fãs da liga. Neste artigo, vamos explorar a história por trás da origem do nome desta franquia que começou sua jornada na temporada de 1988 no estado da Flórida. Acompanhe!

Qual a origem do nome da franquia Miami Heat?

Em meados da década de 1980, o ex-jogador de basquete Billy Cunningham, o empresário Lewis Schaffel e o dono da Carnival Cruise Lines tinham um objetivo em comum: trazer uma equipe de basquete profissional para a cidade de Miami, na Flórida. Com a expansão da NBA pelo país em 1987, essa oportunidade se tornou uma realidade.

Para batizar a nova franquia, organizou-se um concurso de nomes que envolveu a participação dos torcedores e da comunidade de Miami. O nome vencedor foi “Miami Vice“, uma referência à popular série de televisão da época. No entanto, devido aos direitos autorais já vinculados ao nome, a equipe precisou descartá-lo.

Diante dessa situação, a franquia teve que encontrar outra opção. Foi então que surgiu o nome “Miami Heat” (em tradução livre, “Calor de Miami”). A escolha vem do fato de que Miami é conhecida por seu clima quente e tropical, o que cria uma associação com a intensidade e a paixão do basquete profissional.

Logo e uniforme

Camisas do Heat ao longo da história
Fonte: Camisas da NBA

A identidade visual de uma equipe esportiva é fundamental para sua marca e reconhecimento pelos fãs. O logo original do Miami Heat apresentava uma bola de basquete em chamas, representando o calor e a energia do time. Com o passar dos anos, o design do logo foi – progressivamente – atualizado, resultando no logotipo atual, que é mais estilizado e moderno.

No que diz respeito aos uniformes, a primeira versão do Miami Heat era predominantemente branca, com detalhes em vermelho, preto e laranja. Já o uniforme de visitante era preto, com detalhes em vermelho, branco e laranja. Contudo, ao longo do tempo, foram introduzidas versões alternativas, incluindo um uniforme vermelho.

No entanto, a equipe começou a usar os uniformes a partir da temporada 1999-2000. Eles apresentam listras em ambos os lados, mudança de detalhes de laranja para amarelo, números em bloco atualizados e um logotipo modificado. Uniformes alternativos em vermelho também adotaram. Por fim, a equipe também usou outras categorias distintas de uniformes, como: “Association” (branco), “Icon” (preto) e “Statement” (vermelho).

 

Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.