fbpx
Connect with us

Como seria o Draft de Expansão da NBA

Draft Expansão NBA

Artigos

Como seria o Draft de Expansão da NBA

Quando as novas equipes nascem elas começam sem jogadores, então a NBA dá uma força, no chamado “Draft de Expansão”. Nesse “draft”, cada equipe da NBA pode proteger um certo número de seus jogadores (em 2004, eram oito).

Se uma equipe tiver menos de oito jogadores sob contrato, ela deve disponibilizar pelo menos um jogador. Qualquer jogador deixado desprotegido poderá então ser convocado pela equipe de expansão, mas nenhuma equipe da NBA existente pode perder mais de um jogador.

Essas regras estariam sujeitas a mudanças, mas esse foi o sistema usado com o Bobcats no último “draft de expansão” da liga. Normalmente, os jogadores disponibilizados não são particularmente os mais desejados, mas alguns talentos podem cair nas mãos da nova equipe.

As equipes de expansão também têm escolhas no Draft da NBA “normal”. Não existe uma regra rígida para determinar onde eles selecionariam em suas temporadas iniciais. O então Vancouver Grizzlies e o Toronto Raptors selecionaram as picks nº 6 e o nº 7, respectivamente, em 1995. O Bobcats teve a pick nº 4, mas trocaram pela nº 2 e mais dinheiro. Essas escolhas não foram concedidas na loteria do draft, mas sim distribuídas pelo comissário.

A NBA limita quanto as novas equipes podem gastar para proteger o resto da liga de ser facilmente superada pelos free agents. Na primeira temporada de uma equipe de expansão, ela pode usar apenas 66,7% do cap e, na segunda, pode usar até 80% docap. Em sua terceira temporada, uma equipe de expansão tem todo o cap à sua disposição.

+ Compre produtos originais da NBA na loja da Nike

Steve Nash e o “draft de expansão” do Bobcats

Antes do projeto de expansão, o Phoenix Suns fechou um acordo com o Charlotte Hornets. A equipe daria Jahidi White, um bigman veterano, no projeto de expansão. Não havia muito interesse por White em Phoenix, Charlotte ou em qualquer outro lugar, especialmente considerando seu salário de $ 6 milhões (isso era enorme para um jogador de rotação naquela época).

Mas os Suns tinha um grande projeto na free agency e queria desesperadamente liberar espaço no cap. A equipe precisava que o Charlotte selecionasse White no “draft de expansão”. Então, concordou em enviar US $ 3 milhões e uma pick futura de primeira rodada se Charlotte draftasse White. O Bobcats, precisando de jogadores e dinheiro aceitou o acordo.

O que o Suns fizeram com seu espaço de cap liberado? Contratou Steve Nash de 30 anos. Nash ganhou os próximos dois prêmios de MVP, e o Suns foi para as próximas duas finais da Conferência Oeste.

Fonte: CBS Sports.

Imagem: NBA.

Leia também:

5 cidades que podem entrar na expansão da NBA

Seatle SuperSonics deve voltar a NBA

Mais Artigos

To Top