Quantos jogos da NBA tem por temporada regular?
Entenda como funciona a temporada regular da NBA, quantos jogos são disputados e como isso define a continuidade da competição.
O basquete é um esporte apaixonante, que cativa fãs em todo o mundo. E a NBA, principal liga de basquete profissional do mundo, é um dos grandes atrativos para os amantes da modalidade.
Mas você já se perguntou quantos jogos da NBA são disputados durante a temporada regular? Neste artigo, vamos explorar essa questão e fornecer todas as informações sobre a quantidade de jogos que cada equipe disputa.
Veja também: Quem tem mais aneis da NBA? Ranking atualizado
Quantos jogos da NBA tem por temporada regular?
A temporada regular, para muitos, é um dos momentos mais divertidos do calendário da NBA. E para cada equipe, a quantidade de jogos disputados é bastante considerável.
As franquias podem se enfrentar dentro da própria conferência até quatro vezes, totalizando 56 jogos. Além disso, eles jogam duas vezes contra todos os times da outra conferência, o que adiciona mais 30 jogos no calendário. Portanto, no total, durante a temporada regular da NBA, cada equipe terá um total de 82 jogos.
Formato da temporada regular da NBA
A NBA divide a temporada regular em duas conferências: Conferência Leste e Conferência Oeste. Cada conferência contém 15 times, os quais se distribuem em divisões. Essa estrutura permite que as equipes joguem com maior frequência contra os times de suas próprias divisões, promovendo a formação de rivalidades locais e aumentando a emoção das partidas.
A temporada regular define como serão os Playoffs
As vitórias e derrotas acumuladas durante a temporada regular da NBA têm um impacto significativo na classificação final das equipes dentro da sua conferência. No final da temporada regular, os times com os melhores registros de vitórias e derrotas em cada conferência se classificam para os playoffs.
Os playoffs da NBA é quase que um “torneio separado“, onde as equipes competem diretamente pela oportunidade de se tornarem campeões da liga. Nessa fase, os oito melhores times de cada conferência avançam, totalizando 16 equipes.
Os 6 primeiros avançam direto para os playoffs, enquanto os times que terminarem entre o 7º e o 10º lugar disputam o play-in. O formato criado em 2020, serve para aquecer a disputa pelas últimas vagas. E como funciona esse play-in? Portanto, se forma resumida:
- O 7º e 8º colocados disputam um jogo único na casa do melhor colocado. Quem vencer avança para os playoffs como o 7º colocado; o perdedor deste confronto espera o vencedor entre o 9º e 10º;
- O 9º e 10º colocandos também disputam um único jogo na casa do melhor colocado. Quem vencer avança para mais um jogo, desta vez, contra o perdedor do confronto entre 7º e 8º; o perdedor está eliminado;
- A 8ª vaga da conferência para os os playoffs é disputada em jogo único na casa do perdedor do confronto entre o 7º e 8º. A franquia recebe o vencedor do confronto entre 9º e 10º e o vencedor da partida avança para os playoffs como o 8º colocado. Por fim, o perdedor desta partida está eliminado.
Como ocorre o formato dos playoffs da NBA?
Cada série de playoffs segue um formato de sete jogos, ou seja, a equipe que ganhar 4 jogos primeiro avança para a próxima rodada.
Os playoffs têm as seguintes etapas: primeira rodada, semifinais de conferência, finais de conferência. Por fim, os vencedores de cada conferência se enfrentam nas Finais, em uma série melhor de sete jogos, para determinar o grande campeão da NBA.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.