fbpx
Connect with us

Raulzinho aproveitando a oportunidade no Wizards

Raulzinho aproveitando oportunidade Wizards

Artigos

Raulzinho aproveitando a oportunidade no Wizards

O armador do Washington Wizards, Raul Neto (Raulzinho), vem de uma das temporadas mais decepcionantes de sua carreira. Dispensado pelo Utah Jazz, Neto se juntou ao Philadelphia 76ers em 2019, que tinha aspirações de lutar pelo campeonato, mas felizmente, deu tudo errado para o 76ers e Raulzinho.

Tristan Tucker do Basketball Insiders fez uma matéria muito completa e elogiosa ao brasileiro, veja abaixo:

Para muitas escolhas de segunda rodada, uma temporada difícil pode sinalizar o fim de uma carreira. Mas não para Raulzinho, que perseverou e deu uma guinada na temporada 2020-2021.

Neto explodiu nos Wizards e realmente mostrou habilidade em quadra, especialmente após a lesão de Russell Westbrook. Ele tem médias recordes na carreira em quase todos os quesitos até agora, registrando 8,9 pontos e 1 roubo por jogo; O arremesso de Raulzinho está em 52,7% da quadra e 42,4% de três pontos, ambos de longe o melhor de sua carreira.

“Acho que já estive em equipes diferentes e tento fazer tudo o que é preciso em quadra”, disse Neto. “Se precisar jogar com mais velocidade ou se precisar de mais arremessos, vou tentar fazer o que puder para ajudar. Acho que é assim que me encaixei tão rapidamente na equipe.”

+ Camiseta NBA Washington Wizards – New Era

Raulzinho começou sua carreira profissional no Brasil quando tinha apenas 16 anos, jogando pela Seleção no Mundial em 2010 no Nike Hoop Summit e depois indo para a Espanha na temporada 2011-12. Depois de duas temporadas impressionantes, o armador de 28 anos foi selecionado com a 47ª escolha no Draft da NBA de 2013 pelo Atlanta Hawks. Atlanta então trocou Neto com o Jazz.

Ele foi escalado para um grande papel no Jazz, jogando 81 partidas na temporada 2015-16. Depois Raulzinho jogaria a maior parte de suas próximas três temporadas na G-League, encontrando dificuldades para se manter em uma função que lhe convinha em Utah. Quando o Philadelphia tentou refazer seu elenco na offseason de 2019, Neto foi chamado para dar a equipe por conta dos seus arremessos, o que a equipe precisava desesperadamente. Porém, as coisas não foram bem para ele e para o Philadelphia.

Na offseason de 2020, Raulzinho conseguiu uma vaga no elenco do Wizards, que o viam como um jogador a ser lapidado em no qual deveriam apostar. E a aposta deu certo, pois, no momento, Neto é uma peça confiável no Wizards ao lado do All-Star Bradley Beal.

“[Neto] faz um trabalho tremendo no comando da equipe, no ataque”, disse Beal após um jogo de pré-temporada do Wizards. “Ele vai atrás disso, ele é uma verdadeira peste. Eu sempre tiro sarro dele porque ele tem uma constituição forte … ele é muito forte.”

As características que provavelmente se destacaram para Washington foram o comportamento calmo de Neto e sua habilidade de executar o ataque, algo com que alguns de seus companheiros mais jovens poderiam aprender e, com sorte, se recompor. Jogadores como Deni Avdija e Rui Hachimura têm se mostrado muito promissores como pontuadores e armadores e devem continuar a se beneficiar de jogadores como Neto, que são capazes de acertar a bola com precisão e consistência.

Enquanto o Wizards está em meio a uma temporada decepcionante, algo que pode valer a pena no longo prazo é dar mais tempo para Raulzinho, que tem uma média de pouco menos de 17 minutos por jogo, um papel maior, talvez como o sexto homem da equipe. Quando Neto está em quadra, o já potente ataque do Washington fica ainda melhor.

“Eu apenas tento jogar meu jogo”, disse Neto. “Com minha nova equipe, estou tentando entender meus companheiros e jogar o jogo da maneira que Scott [Brooks] quer que joguemos e apenas movamos a bola e seja um jogador que tenta ajudar a equipe e fazer tudo o que tenho de fazer.”

“Acho que, em termos de números, me saí muito bem”, disse Neto após a abertura da pré-temporada do Wizards. “Acho que sempre há espaço para melhorias e vou trabalhar nisso e aproveitar minhas oportunidades.”

“[Neto] tem coração, tem garra, tem tudo o que precisamos”, disse Beal.

Neto não é a solução para todos os problemas do Wizards – os quais, são muitos – mas não há como negar a repercussão que teve, mesmo no pouco tempo que passou. Com a reviravolta que viu, Raulzinho não só provou que pertence à NBA, mas que pode servir como um veterano titular ou reserva.

“É fácil quando você tem companheiros de equipe como nós”, disse Neto após um jogo da pré-temporada. “Estou apenas tentando trabalhar duro e jogar da maneira certa. Acho que melhoramos … ainda vamos melhorar mais.”

Fonte: Basketball Insiders

Imagem: NBA.

 

Mais Artigos

To Top