O que Kawhi Leonard precisaria fazer para se tornar um dos grandes nomes da história da NBA?
Kawhi Leonard tem alguns desafios para conseguir chegar no topo junto com outros grandes nomes da história da NBA. Será que ele conseguirá?
Kawhi Leonard é uma estrela da NBA e ninguém tem dúvidas quanto a isso. Ele tem performances memoráveis nas 3 franquias por onde passou ao longo de seus 10 anos de carreira.
Títulos individuais e por equipe estão nas prateleiras de sua casa e garantem a ele o espaço entre os 5 melhores jogadores da década de 2010 – ao lado de Kevin Durant, Stephen Curry, James Harden e, é claro, LeBron James.
Porém, para ele entrar no top 10 da história de grandes jogadores da NBA, o astro do LA Clippers precisaria atingir algumas marcas importantes que ele ainda vai precisará correr atrás.
Neste artigo, vamos explorar 3 dessas marcas que Kawhi Leonard precisa atingir ao longo dos próximos anos de sua carreira para que ele possa ser reconhecido entre os maiores de todos os tempos. Vamos lá?
#1 Marcar, ao menos, 25.000 pontos na carreira
Somando todas as temporadas que já disputou, The Klaw (como o jogador é reconhecido) já fez 11.085 pontos. A média que ele possui até o momento precisa aumentar caso o atleta almeje figurar entre os 10 maiores de todos os tempos.
E por que 25.000 pontos? Esse é o número superado por 3 dos maiores de todos os tempos: Wilt Chamberlain, Michael Jordan e LeBron James. É claro que outros grandes jogadores não atingiram tal marca, como Larry Bird, Magic Johnson e Bill Russell, porém, esses 3 atletas possuem conquistas individuais e coletivas que elevam seus status em um ranking de melhores.
A marca de 25.000 pontos colocaria Kawhi na mesma categoria de Shaquille O’Neal, Tim Duncan e Hakeem Olajuwon. Os 3 jogadores também figuram na lista dos maiores de todos os tempos e devem servir de inspiração.
Mas para chegar nesse número, Kawhi precisará superar sua melhor marca de pontos em uma única temporada que foi de 1.888 (2016-17) e fazer disso uma média ao longo dos próximos anos da sua carreira. E isso será um grande desafio, afinal, ele já tem 30 anos e pouco jogará na próxima temporada devido a lesão no ACL que o tirou das últimas finais da Conferência Oeste (2020-21).
#2 MVP de Temporada Regular
Esse é um título individual que Kawhi ainda não conquistou na sua carreira – e que todos os grandes jogadores da história da liga em algum momento conquistaram. O mais próximo que ele chegou de ganhar o prêmio de MVP foi na temporada de 2015-16, quando terminou em segundo lugar, atrás de Stephen Curry.
Em outros anos ele chegou a ocupar boas posições na corrida de MVP, porém, é necessário fazer algo a mais para convencer a liga que ele foi o jogador mais importante da temporada. Todos os seus concorrentes para o top 10 já possuem, ao menos, uma premiação de principal jogador do ano.
Para isso, ele precisará deixar de lado o seu trabalho de load management e encarar todos os jogos da temporada regular como se fossem uma partida decisiva dos playoffs. Mas, será que a sua condição clínica permite uma ou duas temporadas de alta performance do começou ao fim? Só após o retorno as quadras, curado da lesão do ACL, é que saberemos.
#3 Mais um MVP das finais – agora com o LA Clippers
Atualmente, apenas ele, Kareem Abdul-Jabbar e LeBron James possuem títulos de MVP por franquias diferentes (e Conferências distintas). Kareen, assim como Kawhi, tem dois títulos, enquanto James possui 3 conquistas (por Heat, Cavs e Lakers).
Para Kawhi Leonard, vencer um prêmio de MVP das finais o colocaria em igualdade com LeBron James nesse quesito – o que é um grande feito para que deseja figurar entre os maiores de todos os tempos.
Além disso, tal prêmio significaria o título de campeão da NBA para o LA Clippers – o que aumentaria muito o valor dessa conquista individual (assim como foi no título com o Toronto Raptors).
Agora a pergunta que não quer calar é:
Estaria Kawhi Leonard interessado em figurar entre os maiores da história da NBA?
É uma pergunta muito difícil de se responder, afinal, o jogador não é conhecido por demonstrar sentimentos e, raramente, conversa abertamente com a impressa sobre seus planos.
Mas, todo atleta de alto desempenho tem como objetivo deixar sua marca como legado por onde passa e, talvez por isso, é possível acreditar que Kawhi tenha o interesse legítimo em buscar uma espaço na galeria dos maiores de todos os tempos.
Vamos aguardar para ver o comportamento do jogador durante seus próximos anos de carreira na condução do LA Clippers em, ao menos, mais 4 temporadas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.