Nets afastam Kyrie Irving por jogador se negar a se vacinar

Com a recusa de Kyrie Irving para se vacinar, Nets se veem obrigados a afastar jogador por motivos de que ele não pode participar nos jogos em casa, devido ao decreto de New York que diz que todos os jogadores precisam estar vacinados para jogar.

Com a Temporada Regular se aproximando, Nets chegam a um veredito em relação ao jogador que desde o início da Pré-temporada não pode participar de jogos e treinos que ocorreram em New York por falta de vacina.

A equipe fez seu anúncio na última terça feira dizendo que como o jogador não poderá participar de todos os jogos da temporada, ele também não poderá participar apenas por “meio período”, pelo menos não até que Irving esteja pronto para jogar em casa – em outras palavras, quando estiver vacinado.

A divulgação e declaração foi feita por Sean Marks:

Dada a natureza evolutiva da situação e após deliberação completa, decidimos que Kyrie Irving não jogará ou treinará com a equipe até que seja elegível para ser um participante completo. Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolha. Atualmente a escolha restringe sua capacidade de ser membro da equipe em tempo integral, e não permitiremos que nenhum membro de nossa equipe participe com disponibilidade em tempo parcial.

É fundamental que continuemos a construir a química como uma equipe e permaneçamos fiéis aos nossos valores de união e sacrifício há muito estabelecidos. Nossos objetivos para o campeonato e para a temporada não mudaram e, para alcançá-los, cada membro de nossa organização deve seguir na mesma direção. Estamos entusiasmados com o início da temporada e ansiosos por uma campanha de sucesso que deixará o bairro de Brooklyn orgulhoso”.

Após muitos rumores que questionavam se o jogador realmente havia sido vacinado ou não, Marks finalmente deixou claro para todos em uma entrevista coletiva que o armador do All-Star não tomou a vacina e completou dizendo que se ele fosse vacinado, essa discussão não aconteceria. Ele também mencionou o fato de que Irving não receberá por jogos que ele não estiver presente já que este foi um acordo feito entre a liga e o sindicato.

Ao ser questionado sobre como o Nets tomou a decisão de não permitir a participação de Irving nos treinos e jogos fora de casa, Marks respondeu que a decisão final partiu dele e do dono da equipe, Joe Tsai.

Esse processo, como acho que todos vocês estão bem cientes, já está acontecendo há um certo tempo e temos trazido todas as informações para um ponto crítico aqui. E acho que essa é uma decisão que, no final das contas, Joe Tsai e eu tomamos. Nós, como sempre, envolvemos muitas pessoas nisso, mas essa decisão caiu para nós dois e é o que é melhor para organização neste momento”.

Por um regulamento do COVID-19 de New York, para jogar Irving precisa estar vacinado. Apesar de alguns rumores apontar que o jogador teve a permissão de treinar com o Nets em casa, para a equipe não vale a pena tê-lo apenas em 50% dos jogos da temporada, ou a confusão que todo esse assunto poderia trazer à tona, algo que Marks mencionou durante a coletiva.

Acho que todos nós sabemos qual é o nosso objetivo este ano e como uma decisão como esta pode afetar esse objetivo final. Portanto, nunca são decisões fáceis, mas, no fim do dia, acho que estamos procurando colocar um grupo de pessoas lá fora que serão capazes de participar plenamente. E é isso que se resume, e nós não estamos procurando parceiros para ficar meio período. Eu não acho que seria justo, não apenas para o time, equipe, propriedade e fãs, mas, para ser franco, não seria justo com Kyrie também”.

Obviamente, o Nets quer que Irving esteja 100% disponível e a declaração de Kevin Durant na semana anterior demonstra bem isso quando ele diz a equipe quer Irving para todo o processo, todos os jogos, treinos, e com isso esperava que eles pudessem resolver tudo isso o quanto antes.

Marks afirmou também de que toda a equipe estava ciente das conversas que vinham rolando sobre o futuro de Irving para a temporada, então é provável que para Durant e Harden não tenha sido uma surpresa quando o comunicado veio à tona.

Falando sobre um futuro à longo prazo para o jogador, Marks não chegou a tocar no assunto de que talvez Irving fosse negociado já que o Nets ainda tem esperanças de que o jogador volte a se reunir com a equipe durante a temporada.

Marks também foi questionado se a liga havia sido consultada antes de tomarem essa decisão, ou se acham que a Associação de Jogadores irá voltar atrás sobre isso, mas ele deixou os assuntos em aberto.

Todas as partes que precisaram ser consultadas sobre isso foram. Kyrie adora jogar basquete e quer estar lá, quer participar com seus companheiros de equipe, mas novamente, esta é uma escolha que Kyrie teve. E ele estava bem ciente disso. Novamente, tivemos várias conversas sobre isso. Acho que as conversas foram boas. Elas foram muito claras e claramente delineadas e é aqui que estamos agora”.

Ou seja, tudo depende literalmente de Irving. Nets fará parte da abertura da temporada regular jogando contra Milwaukee Bucks no dia 19 de Outubro às 20h30, nesse caso, ainda há tempo para Kyrie voltar atrás e participar da temporada regular. Mas a pergunta que não quer calar é: será que ele voltará atrás de sua decisão a respeito de se vacinar? Aguardemos!

Torcedora do Toronto Raptors. Administradora do grupo NBA Brasil no Facebook. Profissional de Educação Física (Estácio) e desenhista nas horas vagas, com especialidade em Realismo.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.