Lendas: Larry Bird

Bird foi um dos rostos da NBA na década de 1980 e ainda é considerado um dos grande jogadores de todos os tempos. Bird desde do início até sua aposentaria na NBA teve uma incrível carreira. Vejamos uma retrospectiva de tudo que Larry Bird fez no basquete.

Larry Bird, o astro do colégio de uma pequena cidade

As origens humildes de Bird e sua vida familiar conturbada fazem parte de sua lenda, mas depois de tanto sucesso, pode ser fácil diminuir os problemas que Bird teve que enfrentar. Ele cresceu pobre na pequena cidade de French Lick, mas se tornou uma estrela local na Springs Valley High School, com uma média de 31 pontos por jogo no último ano e se tornando o maior pontuador de todos os tempos da escola.

Bird teve passagem breve pela Indiana University

Bird era de Indiana e Indiana University era uma das maiores do basquete do país, então, naturalmente, sua primeira intenção era estar lá. No entanto, vindo de uma cidade tão pequena, do tamanho do campus da universidade, foi demais para ele. Bird saiu de Indiana menos de um mês depois de passar por lá.

Transferindo para Indiana State

Bird voltou para casa, trabalhou e passou algum tempo na Northwood University em West Baden, em Indiana. Depois de um ano lá, Bird decidiu mudar para a Indiana State University em Terre Haute, Indiana, uma escola menor que o ele levaria para lugares maiores.

Começa a rivalidade de Bird e Magic Johnson

Os Sycamores não nunca tiverem muito sucesso no basquete universitário até a chegada de Bird, mas também nunca tiveram um talento do nível de Bird. Larry passou três temporadas no Indiana State, culminando na temporada de 1979. Bird levou os Sycamores a um recorde de 33-0 na temporada regular. Na verdade, ele os liderou até o jogo final, onde o Indiana State enfrentou o Michigan State, liderado por um jovem armador chamado Earvin Johnson, conhecido pela maioria como “Magic”. Magic Johnson e os Spartans venceram o que foi o jogo de basquete universitário de maior audiência de todos os tempos. Isso deu início a uma rivalidade entre Bird e Magic que continuaria ao longo de suas carreiras na NBA.

Bird vence o Naismith

Magic pode ter ganho o título, mas ele não levou tudo para casa. Bird, que teve média de mais de 30 pontos por jogo na faculdade, ganhou o prêmio Naismith como o melhor jogador de basquete universitário em 1979.

O Celtics escolhe Bird

Normalmente, um jogador universitário termina sua carreira universitária antes de ser draftado. As regras eram um pouco diferentes na década de 1970, no entanto. Red Auerbach e o Boston Celtics colocaram Bird em sexto lugar geral no Draft de 1978 apenas para ter seus direitos. Bird queria voltar para a faculdade por mais um ano, e ele voltou. Ele também queria um grande contrato, o que preocupava o Celtics. Não querendo perder os direitos de assinar um contrato com Bird, Boston não se opôs e assinou um contrato de cinco anos e US $ 3,25 milhões, então um recorde para um novato. Logo depois disso, a NBA mudou suas regras de draft.

+ Camisa Boston Celtics – Larry Bird

Rookie do ano

O Celtics não se arrependeria desse contrato nem por um segundo. Na primeira temporada de Bird com a equipe, Boston chegou às finais da Conferência Leste. Bird teve médias de mais de 21 pontos, 10 rebotes, quatro assistências e um roubo de bola, ganhando o prêmio Rookie of The Year com facilidade.

Bird e o Celtics ganham o seu primeiro título

Na temporada seguinte, o Celtics recrutou Kevin McHale e trouxe Robert Parish do Warriors. O núcleo de uma equipe que definiria uma década agora estava montado. Boston avançou para as finais da Conferência Leste novamente, desta vez voltando depois de estar perdendo de 3-1 na série para vencer o 76ers. O Celtics então superou o Rockets nas finais, dando a Bird seu primeiro título da NBA em 1981.

A lenda de Larry começa a nascer com os prêmios de MVP e MVP das finais

Na temporada de 1983-84, Bird foi nomeado o MVP pela primeira vez. Este também foi o primeiro ano em que Bird e o Celtics enfrentariam Magic Johnson e o Lakers nas finais da NBA. Isso deu início a uma rivalidade que definiu a NBA nos anos 80. Alguns afirmam que o Celtics, o Lakers e Bird e Magic tornaram a NBA exponencialmente mais popular. Bird e Boston ganhariam a primeira batalha entre essas equipes, com Larry levando para casa o prêmio de MVP das Finais.

Bird faz 60 pontos no Hawks

Na temporada seguinte, Bird ganharia seu segundo prêmio de MVP consecutivo. Ao longo do caminho, ele marcaria 60 pontos em um jogo contra o Atlanta Hawks, o melhor da carreira de Bird, e ainda é o recorde de pontos marcados por um Celtic em um jogo. Boston voltou para as finais da NBA, mas desta vez o Lakers levou para casa o campeonato.

Pedras no caminho

Hoje em dia, os jogadores da NBA trabalham como loucos na offseason, mas em 1985 não era assim. Bird passou parte do período da offseason removendo pedras da entrada da casa de sua mãe. Ele poderia ter contratado alguém para fazer isso? Claro, mas Bird fez ele mesmo. Infelizmente, ele lesionou as costas durante o trabalho, e suas costas nunca mais voltaram ao normal pelo resto de sua carreira.

Bird vence o seu primeiro NBA Three-Point Contest

Durante o All-Star weekend da NBA em 1986, a liga teve sua primeira competição de três pontos. Veja bem, arremessar de três não era tão comum como agora, mas já haviam excelentes arremessadores na NBA. Bird entrou na disputa, e vamos apenas dizer que não lhe faltou confiança. Notoriamente, quando Bird entrou no vestiário antes da disputa, ele perguntou aos outros competidores quem estava planejando ficar em segundo lugar. Ele então foi lá e venceu.

Outro MVP, outro título

Aquela temporada de 1986 foi verdadeiramente espetacular para o Celtics. Bill Walton juntou-se à equipe, mantendo-se em grande parte saudável e ajudou Bird e o Celtics a vencer 67 jogos. Bird marcou quase 26 pontos por jogo e venceu seu terceiro prêmio de MVP consecutivo. Nas finais, Bird fez um triplo-duplo contra o Rockets no jogo 6 e decisivo da série, dando ao Celtics outro anel.

Uma última aparição na final

Em 1987, o Celtics e o Lakers se enfrentaram nas finais da NBA mais uma vez. Bird fez o seu melhor, com média de 24 pontos e 10 rebotes por jogo na partida, mas o Lakers levou o título em seis jogos. Esta seria a última temporada em que Bird chegou às finais da NBA.

Lesões atrapalham a carreira e levam à aposentadoria

Bird teve médias de 29,9 pontos por jogo na temporada 1987-88, mas o Celtics não chegou as finais da NBA. Depois disso, as lesões começaram a se tornar uma constante na carreira de Bird. A cirurgia em ambos os calcanhares limitou Bird a apenas seis jogos na temporada 1988-89, e depois de mais uma temporada saudável, as costas de Bird realmente o limitaram em suas duas últimas temporadas. Bird até perdeu quatro dos sete jogos em sua última série de playoffs devido às suas costas. Bird se aposentou em agosto de 1992, e o Celtics aposentou imediatamente o seu número 33.

Dream Team

Haveria um último momento para Bird. Os jogadores da NBA foram autorizados a jogar nos Jogos Olímpicos pela primeira vez em 1992, e assim nasceu o Dream Team. Embora Bird não fosse o jogador de antes, ele foi um dos jogadores lendários selecionados para o time. O Dream Team dominou, mesmo que Bird não fosse grande parte disso, conquistando a medalha de ouro com facilidade.

Bird chega ao Hall of Fame

Bird foi uma escolha óbvia para o Basketball Hall of Fame. Ele foi eleito em 1998, dois anos depois de fazer parte da equipe do 50º aniversário da NBA.

Larry vira treinador e ganha mais prêmios

Embora Bird tenha se aposentado das quadras, ele decidiu permanecer no basquete. Bird foi contratado para treinar o Indiana Pacers em 1997 e disse que só treinaria o time por três temporadas. Em seu primeiro ano com a equipe, o Pacers tiveram um recorde de 58-24 e levou o Bulls de Michael Jordan a sete jogos nas finais da Conferência Leste. E por seu trabalho, Bird foi eleito o Treinador do Ano. Ele também levou o time às finais da NBA em 2000, onde perderia para o Lakers. Então, como prometido, Bird deixou o cargo de treinador do Pacers após três temporadas.

Bird se torna o presidente de operações do Indiana Pacers

Alguns anos depois, Bird retornaria ao Pacers, desta vez como presidente de operações de basquete. Após as temporadas de 2011-12, Bird foi nomeado Executivo do Ano, tornando-o a única pessoa na história da NBA a ganhar MVP, MVP das Finais, Treinador do Ano e Executivo do Ano. No entanto, Bird deixou a equipe antes do Draft da NBA de 2012, citando problemas de saúde. Bird voltaria ao trabalho em 2013, mas deixou o cargo novamente em 2017, desta vez permanecendo como consultor.

O legado de Larry

Bird é um dos maiores nomes da história da NBA, o que não é nada mau para um garoto de uma cidade pequena. Ele é o melhor jogador da história do Indiana State e um dos grande jogadores de todos os tempos da NBA. Ele ganhou três MVPs e três títulos da NBA. Larry foi um All-Star por 12 vezes e fez o All-NBA First Team nove vezes. Bird e Magic podem ter salvo a NBA nos anos 80, e Bird levou o Pacers ao topo como treinador e executivo. Tudo o que Bird fez no basquete, ele se destacou. Quando ele entra no jogo, todo mundo está competindo para ficar em segundo lugar.

Fonte: Yardbarker

Imagem: NBA

Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.