Entendendo o Draft da NBA – Tudo o que você precisa saber para ficar por dentro do evento

Você assim como eu, já ficou confuso para entender o que é esse movimento todo que acontece em época de Draft? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o draft da NBA, incluindo a loteria, negociações do dia do draft e regras de elegibilidade.

O draft da NBA é um evento que acontece todos os anos, onde as equipes selecionam jogadores de faculdades americanas e ligas profissionais internacionais para entrarem em suas escalações. A partir disso, quando uma equipe seleciona um jogador, eles têm os direitos exclusivos para assiná-lo em um contrato da NBA.

Como funciona o draft da NBA?

No draft, as equipes se revezam para selecionar os jogadores elegíveis. Há duas rodadas no draft, e cada uma das 30 equipes da NBA tem uma escolha em cada rodada, o que significa que, a cada ano 60 jogadores são selecionados.

As primeiras 14 escolhas da primeira rodada são decididas pela loteria da NBA, que determina a ordem de seleção das equipes que não chegaram aos playoffs na temporada regular anterior. O objetivo da loteria é evitar que as equipes percam deliberadamente para conseguir uma escolha mais alta.

Ao invés do pior time da liga ser automaticamente entregue ao melhor jogador do draft, o time que ganha na loteria recebe a primeira escolha. As 16 escolhas restantes são decididas pela classificação da temporada regular anterior na ordem inversa. A equipe com a melhor campanha recebe a 30ª escolha, a equipe com o segunda melhor campanha recebe a 29ª e assim por diante.

Não há loteria para a segunda rodada – as equipes simplesmente escolhem na ordem inversa com base na classificação da temporada regular anterior.

As equipes da NBA podem trocar escolhas de draft?

As escolhas do draft podem ser negociadas entre as equipes antes e durante o draft. Essas negociações podem incluir escolhas sozinhas ou uma combinação de jogadores e escolhas. Por exemplo, em 2019, o Minnesota Timberwolves trocou a escolha nº 11 e o atacante Dario Saric para o Phoenix Suns em troca da escolha nº 6.

As trocas são extremamente comuns. Somente em 2019, 15 das 30 escolhas da primeira rodada foram negociadas, e cinco negociações ocorreram na noite do draft.

No entanto, existem algumas restrições. A regra de Stepien evita que as equipes negociem sua escolha do draft da primeira rodada em anos consecutivos. A regra foi introduzida depois que Ted Stepien negociou a escolha do Cleveland Cavaliers em cinco anos consecutivos durante sua controversa passagem como o dono da equipe entre 1980 e 1983.

Photo by Gary Bassing/NBAE via Getty Images

Quais são as regras de elegibilidade do draft?

Para ser elegível para o draft, um jogador deve ter pelo menos 19 anos de idade no ano civil do draft. A menos que sejam determinados a ser um “jogador internacional”, eles também devem ter pelo menos um ano de distância de quando se formaram no ensino médio nos Estados Unidos.

Os jogadores recebem elegibilidade automática se completarem quatro anos de faculdade nos Estados Unidos, ou quatro anos após sua turma de segundo grau se formar (caso eles não façam faculdade). Eles também são automaticamente qualificados se tiverem jogado com um contrato profissional por um time fora dos Estados Unidos.

Um jogador de “entrada antecipada” é qualquer jogador não internacional que opte por se declarar elegível para o draft sem ter completado quatro anos de faculdade nos Estados Unidos.

Os jogadores que entram cedo devem ter jogado na faculdade por pelo menos um ano, o que passou a ser conhecido como a “one-and-done rule” (regra de um e pronto). Os que se inscreverem antecipadamente devem se declarar elegíveis no máximo 60 dias antes do draft.

Um jogador internacional é definido como qualquer pessoa que tenha residido permanentemente fora dos Estados Unidos por pelo menos três anos antes do recrutamento enquanto jogava basquete. Eles nunca devem ter se matriculado em uma faculdade americana e não devem ter concluído o ensino médio nos Estados Unidos.

during the 2018 NBA Draft at the Barclays Center on June 21, 2018 in the Brooklyn borough of New York City. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement.

As equipes da NBA podem selecionar jogadores do ensino médio?

Desde 2006, as equipes da NBA não podem mais selecionar jogadores diretamente do ensino médio, já que os jogadores devem estar pelo menos um ano afastado de sua formatura do ensino médio. Alguns dos mais famosos recrutas do ensino médio que foram direto para a NBA antes de 2006 incluem Kobe Bryant, LeBron James e Kevin Garnett.

Quando é o draft da NBA?

O Draft de 2021 será realizado hoje (29/07) à partir das 21:00, horário de Brasília, no Barclays Center em Brooklyn, Nova York e terá transmissão ao vivo pela ESPN. 

Apaixonada por Basquete, Torcedora do LAClippers, Curadora de Arte e Musicista.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.