Entendendo as Regras da NBA: Faltas Flagrantes

Explicamos como funcionam os critérios da NBA com relação a falta flagrante. O que pode gerar punição e como essa punição acontece. Entenda todos os detalhes abaixo.

Árbitros mais rigorosos ou excesso de zelo com a saúde dos jogadores? Muito se discute em torno do alto número de faltas marcadas ao passar dos anos. E essa discussão também se estende as faltas flagrantes.

Esse tipo de marcação está cada vez mais comum na NBA e tem levantado algumas dúvidas entre os torcedores que acompanham a liga. “Quantas faltas flagrantes são necessárias para um jogador ser suspenso?” Vamos, ao longo do texto, responder essa perguntar e explicar mais detalhes sobre a regra.

Entendendo a regra de suspensão por falta flagrante na NBA

Para que um jogador seja suspenso por elevado número de faltas flagrantes, a NBA adotou um critério de pontuação. Caso o atleta atinja 5 pontos no decorrer da temporada regular ele ficará suspenso por uma partida.

Essa pontuação obedece o seguinte critério:

  • Uma falta flagrante 1 resulta em 1 ponto para o infrator;
  • Uma falta flagrante 2 resulta em 2 pontos para o infrator;

O que caracteriza a falta flagrante 1

Segundo a NBA, a falta flagrante 1 é caracterizada quando o jogador se dirige a  arbitragem da partida de forma desrespeitosa ou quando há um contato físico desnecessário contra o oponente, porém, de uma forma mais moderada. Essa falta resulta em um lance livre para o adversário e uma falta acumulada para o infrator (que se chegar a 6 faltas na partida é ejetado – expulso).

Ao acumular duas faltas flagrante 1 na mesma partida o jogador é expulso automaticamente e não pode mais retornar ao jogo – independente do número de faltas individuais ele tiver.

O que caracteriza a falta flagrante 2

Por outro lado, a falta flagrante 2 acontece quando o jogador provoca uma ação violenta contra o adversário colocando a saúde física do seu colega em risco. A marcação resulta na expulsão imediata do infrator e dois lances livres para o adversário.

Veja abaixo um exemplo dessa marcação de falta flagrante 2. O fato aconteceu no jogo 3 da série entre Lakers x Suns no playoffs de 2020/21:

Nos playoffs as regras mudam

Os jogos da pós-temporada possuem uma regra específica a ser seguida. Se um jogador ultrapassar a marca de 3 pontos (por exemplo: 3 faltas flagrantes 1) ao longo das séries, ele recebe uma suspensão automática do próximo jogo.

Vimos isso acontecer recentemente com Draymond Green. O jogador do Golden State Warriors foi suspenso do jogo 5 das finais da NBA de 2016 , pois ele superou o limite imposto ao fazer uma falta  flagrante 1 contra LeBron James.

Acompanhe o site nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e receba mais novidades como essa.

Flavio Carvalho
Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.