Earl Lloyd foi o primeiro negro a jogar na NBA
Earl Francis Lloyd, foi o primeiro jogador negro a disputar uma partida na NBA. Lloyd ajudou a liderar o Syracuse Nationals para o Campeonato da NBA de 1955. Lloyd ainda foi nomeado para o Naismith Basketball Hall of Fame em 2003.
Earl Lloyd nasceu em Alexandria, Virginia, em 3 de abril de 1928, filho de Theodore Lloyd, Sr. e Daisy Lloyd. Seu pai trabalhava na indústria de carvão e sua mãe era dona de casa. Sendo um destaque do ensino médio, Lloyd foi nomeado para a All-South Atlantic Conference três vezes e para a All-State Virginia Interscholastic Conference duas vezes. Lloyd frequentou uma escola segregada, mas agradece sua família e educadores por ajudá-lo nos momentos difíceis e em seu sucesso depois da escola.
Lloyd se formou em 1946 na Parker – Gray High School, onde jogou para o técnico Louis Randolph Johnson. Ele recebeu uma bolsa para jogar basquete na West Virginia State University. Na escola, ele ficou conhecido como um especialista em defesa.
Faculdade
Lloyd liderou o West Virginia State a duas finais de conferências e torneios da Central Intercollegiate Athletic Association (CIAA) em 1948 e 1949. Ele foi nomeado All – Conference três vezes (1948–50) e foi All-American duas vezes ( 1949–50). Como sênior, ele teve médias de 14 pontos e 8 rebotes por jogo. Em 1947-1948, o West Virginia State foi o único time invicto nos Estados Unidos, com um recorde de 30-0. Lloyd se formou na WVSU com bacharelado em educação física em 1950.
NBA
Lloyd foi escolhido na 9ª rodada com a pick número 100 pelo Washington Capitols no draft de 1950 da NBA. Apelidado de “The Big Cat”, Lloyd foi um dos três jogadores negros a entrar na NBA ao mesmo tempo. Foi por causa da ordem em que as primeiras partidas de cada equipe aconteceram que Lloyd se tornou o primeiro a jogar um jogo na NBA, marcando seis pontos em uma noite de Halloween. A data era 31 de outubro de 1950, um dia antes de Chuck Cooper do Boston Celtics e quatro dias antes de Nat “Sweetwater” Clifton do New York Knicks.
Lloyd disputou mais de 560 jogos em nove temporadas. O jogador de 1,80 metro disputou apenas sete jogos pelo Washington Capitols. Ele foi convocado para o Exército dos EUA em Fort Sill, Oklahoma. Enquanto cumpria seu dever militar, o Syracuse Nationals o contratou. Lloyd lutou na Guerra da Coréia antes de voltar ao basquete em 1952. Na temporada 1953-1954, Lloyd liderou a NBA tanto em faltas pessoais quanto em desqualificações.
Em 1954-1955, Lloyd teve as médias mais altas de sua carreira com 10,2 pontos e 7,7 rebotes jogando pelo Syracuse, que venceu o Fort Wayne Pistons na final da NBA de 1955. Lloyd e Jim Tucker se tornaram os primeiros negros a jogar em uma equipe campeã da NBA. Lloyd passou seis temporadas com Syracuse e duas com o Detroit Pistons antes de se aposentar em 1961.
Racismo
Em relação ao racismo que os jogadores negros enfrentaram nos primeiros anos da NBA, Lloyd lembrou-se de ter recebido uma cuspida em Indiana. No entanto, Lloyd perseverou e disse que essas ocorrências apenas o fizeram jogar mais duro. Dizendo que não encontrou animosidade racial de companheiros de equipe ou jogadores adversários, Lloyd disse sobre os fãs:
“Minha filosofia era: se eles não estivessem xingando você, você não estava fazendo nada. Se eles estão xingando você, você os está machucando.”
“Em 1950, o basquete não desfrutava da notoriedade que o beisebol desfrutava”, disse Lloyd certa vez. “Não acho que minha situação fosse parecida com a de Jackie Robinson – um cara que jogava em um ambiente hostil, onde alguns de seus companheiros não o queriam por perto. No basquete, as pessoas estavam acostumadas a ver times universitários integrados. Mentalidade diferente.”
Em sua carreira na NBA com o Washington Capitols (1950-1951), Syracuse Nationals (1952-1958) e Detroit Pistons (1958-1960), Earl teve médias de 8,4 pontos, 6,4 rebotes e 1,4 assistências em 560 jogos em nove temporadas.
Treinador
De acordo com o jornalista esportivo do Detroit News Jerry Green, em 1965, o gerente geral do Detroit Pistons, Don Wattrick, queria contratar Lloyd como o técnico principal do time. Mas Dave DeBusschere foi nomeado jogador-treinador do Pistons. Lloyd foi o primeiro treinador adjunto negro e foi nomeado treinador principal para a temporada 1971-1972, tornando-se o terceiro treinador principal negro, depois de John McLendon e Bill Russell. Depois de começar a temporada de 1972-73 com um recorde de 2-5, Lloyd foi demitido. Ele teve um recorde geral de 22-55 com o Pistons.
Lloyd trabalhou para o Pistons como olheiro por cinco temporadas. Lloyd é creditado por ajudar a redigir Bailey Howell e descobrir Willis Reed, Earl Monroe, Ray Scott e Wally Jones.
Vida pessoal
Depois de sua carreira no basquete, Lloyd trabalhou durante as décadas de 1970 e 1980 como administrador de empregos para o sistema de escolas públicas de Detroit. Durante esse tempo, Lloyd também administrou programas para crianças carentes, ensinando habilidades profissionais.
Lloyd atuou como Diretor de Relações Comunitárias do Bing Group, uma empresa de Detroit na década de 1990.
Abordado por um jovem jogador negro que disse estar em dívida com Lloyd por ser o primeiro negro a jogar pela NBA e abrir as portas para as futuras gerações de jogadores negros, Lloyd respondeu que não lhe devia absolutamente nada.
“Você não consegue entender como isso é uma honra”, disse Lloyd em 2007 sobre o tribunal da TC Williams High School ter sido nomeado em sua homenagem. “Não há melhor honra do que ser validado por pessoas que o conhecem melhor. Eu irei sempre, sempre valorizar isso.”
Lloyd e sua esposa, Charlita, tiveram três filhos e quatro netos. Lloyd residiu em Fairfield Glade, Tennessee, nos arredores de Crossville, Tennessee , até sua morte em 26 de fevereiro de 2015.
Gostou da história de Earl Lloyd, o primeiro negro a jogar na NBA?
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.