De onde vem toda a fortuna de LeBron James?
Conheça todos os detalhes sobre os patrocínios de LeBron James ao longo da sua carreira que fizeram dele o primeiro jogador da NBA a atingir a marca de U$1 bilhão.
LeBron James é um dos maiores astros da história do basquete. Para muitas pessoas, inclusive, ele é o maior de todos. Mas, o texto de hoje não se propõe a discutir isso, e sim, a entender de onde vem todo o dinheiro do astro da NBA.
Ele está na liga desde 2003 (são quase 20 anos de carreira profissional) e, desde cedo, ele recebeu altos contratos (curiosidade: nunca ele teve o maior contrato da temporada). Esses contratos recheados de cifras renderam uma boa grana para o jogador (boa é até uma forma modesta de falar).
Em agosto, a Forbes anunciou que LeBron James ultrapassaria a marca de U$ 1 bilhão até o final do ano. Embora a lenda da NBA, Michael Jordan, tenha sido o primeiro jogador de basquete a atingir a marca de U$ 1 bilhão, James será o primeiro a fazê-lo ainda em atividade.
E, apesar de não ter o maior contrato vigente da NBA, ele é o atleta que mais fatura (e já está no 8º ano seguido). Nesta temporada, o astro deve receber algo em torno de U$ 111,2 milhões – o décimo atleta a atingir tal cifra entre salários, acordos de patrocínios e investimentos.
Veja também: Lebron James e seus negócios fora das quadras
Mas de onde vem todo esse dinheiro? Aqui, vamos listar as 5 principais fontes de renda de LeBron James ligados a PATROCÍNIOS.
#5 AT&T
O jogador do Los Angeles Lakers assinou um contrato de marketing com a gigante das telecomunicações em fevereiro de 2020 para promover a empresa junto com suas várias plataformas. É claro que os detalhes desse contrato estão sob sigilo, porém, muitas pessoas próximas da empresa e do jogador especulam que esse é um dos contratos mais lucrativos que o jogador já assinou durante toda a sua carreira.
#4 PepsiCo
Nos primeiros anos de carreira, King James foi contratado da Coca-Cola. Porém, com o fim do acordo, o jogador preferiu não renovar e assinou com a PepsiCo. Os valores nunca foram revelados, mas o contrato de anos entre as partes rendeu alguns milhões para conta – já gorda – do atleta.
Além desse contrato de patrocínio, há rumores que indicam que a Blaze Pizza (um dos negócios que o astro possui) venderia com exclusividade os produtos da marca. Essa exclusividade traz ainda mais vantagens para o jogador.
#3 Samsung
Esse é um patrocínio que o jogador não possuí mais, porém, ajudou (e muito) a aumentar seu patrimônio. O contrato foi de U$100 milhões e durou entre 2012 e 2017. Contudo, o fim do acordo não foi dos mais amigáveis, afinal, James criticou abertamente um dos telefones da empresa e gerou um desconforto grande entre a marca e o jogador.
#2 Beats by Dre
A empresa foi uma das primeiras marcas a fechar um acordo de patrocínio com o atleta. Foi “modesto” contrato de U$1 milhão de dólares, além de uma pequena participação da empresa para o jogador.
A grande virada aconteceu quando a Beats by Dre foi vendida para a Apple por U$3 bilhões. Oficialmente, o jogador recebeu U$30 milhões como compensação pela venda, porém, há rumores que dizem que esse valor foi muito maior do que imaginado.
#1 Nike
Em um primeiro momento, o acordo entre James e a Nike parecia não muito vantajoso para o atleta. Afinal, ele tinha uma proposta superior de um concorrente (Rebook). O tempo mostrou que a escolha pela Nike foi acertada.
Hoje, LeBron James é um dos embaixadores globais da marca, possui diversos produtos com a sua assinatura e um contrato que gira em torno de U$32 milhões. Pelo visto, a aposta foi certeira!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.