fbpx
Connect with us

Como o Spurs pode chegar aos Playoffs?

Spurs playoffs

Artigos

Como o Spurs pode chegar aos Playoffs?

Spurs chegou em Orlando e já está no Campus da Disney treinando e se preparando para os 8 jogos de Temporada Regular que disputará entre os dias 31/07 e 13/08. Mas pelo que o Spurs realmente jogará na Disney? O Spurs terá uma Summer League de luxo para os jovens ou uma verdadeira tentativa de quebrar mais um recorde histórico da NBA e chegar ao 23ª Playoffs consecutivo?

Ainda há chances reais de Playoffs?

Bem… A possibilidade existe, e até por isso o Spurs foi convidado para participar desse retorno da NBA em Orlando, mas o respeitado portal de estatísticas “FiveThirtyEight” dá à franquia preta e prata menos de 1% de chance de classificação, o que é outra forma de dizer “não tenha nenhuma esperança”.

Dito isso, se estivesse em Las Vegas nesse momento eu certamente apostaria na classificação do Spurs, e não só porque é pelo que torcerei, mas principalmente porque, apesar de extremamente improvável, as chances na prática são na verdade maiores que 1%. E nesse texto eu mostrarei brevemente algumas possibilidades que são difíceis de acontecer, porém nada mirabolantes.

-Como chegar lá?

O Spurs atualmente ocupa a 12ª colocação da Conferência Oeste e precisa chegar à 9ª e manter-se a menos de 4 jogos do Memphis Grizzlies (8º) para disputar o Play-In Tournament, uma espécie de repescagem em que precisará vencer o Grizzlies duas vezes consecutivas para classificar-se para o seu 23º Playoff consecutivo.

Para ter a chance de disputar o Play-In Tournament o Spurs precisará, em 8 jogos, vencer pelo menos uma vez mais que Blazers, Pelicans e Kings e ao menos a mesma quantidade de partidas que o Grizzlies. Ou seja, nada fácil.

Ainda assim, contudo, não é loucura achar que isso é possível, embora o que esse time tenha jogado durante toda a temporada não nos leve a acreditar na classificação.

Acontece que os confrontos diretos serão fundamentais e vencendo eles o Spurs aumenta suas chances de classificação exponencialmente. A única equipe que disputa vaga conosco e não iremos enfrentar é o Trail Blazers, que é justamente aquela que tem a sequência de jogos mais difíceis daqueles que brigam pela 9ª vaga.

Isso nos leva às perguntas: Será que o Spurs será capaz de vencer esses confrontos diretos? E mesmo se for capaz de se dar bem nos confrontos diretos, será que ganhará o suficiente diante das demais equipes?

O que é preciso – e possível – acontecer?

Vai ser muito difícil se classificar para os Playoffs esse ano, mas é sim possível. Nesse momento do texto, tentarei ilustrar algumas possibilidades, mas antes vamos dar uma olhada no calendário:

O Spurs reestreia diante do Kings no dia 31/07 e, levando em consideração que vença os três confrontos diretos e mais dois dos cinco jogos restantes, poderemos terminar com o recorde de 5-3 na Disney, o que significaria 32-38 (45,7%) na Temporada Regular por completo e chances de classificação. Veja como:

Tirando os confrontos diretos, que estamos contando como vitórias pressupostas, escolhi também dois triunfos diante do Jazz por ser uma equipe que o Spurs já venceu nessa temporada, perdeu Bogdanovic (lesionado), um de seus principais jogadores, e teve problemas internos de convivência envolvendo suas estrelas no hiato. Utah é um time mais forte que o nosso, mas vencê-los duas vezes é certamente possível.

Nesse caso, com 5 vitórias em 8 jogos, para chegar ao Play-In Tournament o Spurs precisaria contar com recordes de no máximo 4 vitórias de Blazers, Pelicans e Kings e 5 do Grizzlies, o que também não é nada mirabolante, ainda que difícil.

Primeiro, vamos analisar o caso do Grizzlies.

A franquia de Memphis tem um dos calendários mais difíceis desse retorno da NBA, e embora seja favorita a manter-se na 8ª colocação, há quem diga que seria mais fácil perdê-la do que conseguir evitar um Play-In Tournament contra o 9º. Abaixo, uma simulação possível:

Seja contra quem for, três vitórias é o esperado para o Grizzlies tendo em vista que estamos contando com vitórias do Spurs em todos os confrontos diretos.

Agora, vamos ao time de Zion Wiliamnson.

Diferente do Grizzlies, o Pelicans tem um calendário fácil, além de contar com um time finalmente saudável e repleto de jovens talentosos. Por isso, são os favoritos a chegar à 9ª colocação e disputar a vaga com Memphis em um Play-In Tournament. O portal “FiveThirtyEight” lhes dá, inclusive, uma probabilidade de classificação (45%) melhor que a de Memphis (37%). Aqui, contudo, vamos analisar resultados possíveis – ainda que improváveis – com os quais a franquia de New Orleans ficaria atrás de um Spurs com 5 vitórias, conforme simulamos:

De todas as simulações nesse texto, a do Pelicans é sem dúvidas a mais forçada. Para o Spurs chegar aos Playoffs, precisaremos secar muito o time de New Orleans e torcer para que eles percam alguns jogos que têm tudo para vencer. Ainda assim, todavia, uma sequência como a simulada acima não é inimaginável.

Superando o Pelicans, vamos ao Kings, nosso primeiro adversário em Orlando.

Das franquias à frente do Spurs na disputa pela 9ª colocação, a franquia de Sacramento, apesar de que estava em um ótimo momento quando houve a suspensão da temporada, é a menos badalada. Assim como nós, o Kings dependerá muito dos confrontos diretos e uma derrota para a gente na estreia – já que estamos contando com vitórias pressupostas do Spurs nesses confrontos – já seria praticamente fatal para o time californiano. Abaixo, uma simulação de resultados possíveis:

O Kings é uma incógnita para esse retorno, e eles até que deram sorte de pegar o Lakers apenas no último jogo, quando LeBron e companhia já não estarão lutando por nada e a apenas três dias da estreia dos Playoffs, mas é realista esperar um 4-4 para Sacramento, seja seguindo fielmente os resultados dessa simulação ou não.

Por fim, vamos ao único dos nossos adversários pela 9ª vaga que não enfrentaremos.

O Spurs não conseguirá ultrapassar o Blazers na tabela com um simples confronto direto e nos restará secar Lillard e companhia durante todos os jogos. Felizmente, todavia, essa tarefa não deve ser tão complicada. Afinal, apesar de contar com um time saudável, com estrelas e extremamente talentoso, o Portland Trail Blazers tem uma das sequências de partidas mais complicadas de todo esse retorno da NBA. Não deve ser tão difícil imaginar essa simulação:

Mesmo as vitórias presentes nessa simulação do Blazers serão muito difíceis de conquistar. Times como Denver e 76ers são muito fortes e ainda disputam melhores colocações em suas Conferências – consequentemente, um melhor caminho nos Playoffs. Portland tem um time muito forte e um calendário complicadíssimo, o que significa que deles pode vir tanto uma campanha muito melhor que a simulada acima como até mesmo uma pior.

Então devemos ter esperanças de Pós-Temporada?

Como vimos, na prática as chances são claramente maiores que o 1% definido estatisticamente pelo portal “FiveThirtyEight”. E se por algum motivo a equipe melhorar muito o seu nível de jogo e encontrar uma boa sequência durante as duas semanas de temporada regular na Disney (30/07 a 13/08), é possível que o Spurs se classifique para o Play-In Tournament e então vença o Grizzlies duas vezes para chegar aos Playoffs.

Todavia, como deu para perceber, a tarefa de chegar à 23ª Pós-Temporada consecutiva será muito complicada. Não só por precisar de tantas diferentes combinações, como também pela própria falta de qualidade do elenco, que tem uma defesa muito fraca e perdeu Aldridge, um de seus principais nomes.

O próprio Popovich disse que a busca pelos Playoffs será secundária nesse retorno da NBA.

Portanto, a melhor resposta a essa pergunta é: “Certamente é muito mais seguro não ter esperanças de classificação, mas se quiser tentar ganhar muito dinheiro enquanto torce para o seu time, aposte – onde for legalizado – um pouquinho no Spurs. Afinal, as chances são maiores do que alguns números dizem.”

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial do Bskt Brasil.

Imagem: NBA.

Mais Artigos

To Top