Chris Paul seria o MAIOR armador de todos os tempos? Segundo técnico da NBA, sim!

Será que CP3, realmente, deveria ocupar o posto de melhor armador? Será que ele possui números e conquistas que fazem dele o top 1? Vamos refletir um pouco aqui no site.

O fim da partida ainda repercutia entre os jogadores e staff das equipes do Phoenix Suns e Denver Nuggets quando uma declaração dada pelo técnico Michael Malone fez os fãs da NBA pararem por um instante para refletir.

Segundo o experiente técnico do Nuggets, Chris Paul já pode ser colocado no topo da disputa entre os melhores armadores de todos os tempos da liga. Malone disse, ao fim do jogo em Denver:

Chris Paul pode ser indiscutivelmente o maior armador de todos os tempos”, disse Malone sobre o jogador 11 vezes All-Star.

Talvez essa declaração seja reflexo de uma derrota em uma série que parecia ser equilibrada e que tinha tudo para ir até um jogo 7. Porém, a varrida (4×0) que o time de Malone sofreu pode ter enviesado a opinião do treinador, devido aos números fabulosos do CP3 na série.

Chris Paul dominou Nikola Jokic e companhia com 25,5 pontos, 10,3 assistências, 5 rebotes, 1,5 roubos de bola e apenas 1,3 turnovers em média por jogo. E este foi o domínio total de um jogador de 36 anos que sofreu uma lesão no ombro na primeira rodada dos playoffs contra o Los Angeles Lakers.

Mas será que Chris Paul, REALMENTE, é o maior da sua posição?

Antes de irmos para essa questão, vale lembrar alguns nomes de jogadores ícones dessa posição:

  • Magic Johnson,
  • Isaiah Thomas,
  • Oscar Robertson,
  • John Stockton,
  • Bob Cousy.

Esses 5 nomes são vistos, por muitos especialistas e fãs da NBA, como os melhores de todos os tempos na posição. Para CP3, ao menos, entrar para esse top 5 armadores, ele precisa estar no mesmo nível em números e conquistas.

E, talvez, seja essa uma questão para discutirmos acerca da declaração dada por Michael Malone. O que Chris Paul conquistou até hoje para ser considerado o melhor armador? Será que foi o suficiente?

Podemos compará-lo com o armador mais aclamado até o momento: Magic Johnson. A lenda do Lakers conquistou cinco campeonatos, três MVPs, três MVPs de finais e dois MVPs no jogo dos All-Star. Além disso, Magic é o sexto jogador em número de assistências (10.141) e o terceiro em triple-duble (138) da história.

A única conquista que iguala os dois jogadores é o prêmio de MVP do jogo dos All-Star. CP3 supera Magic Johnson somente no critério de assistências, com um total de 10.275 passes para cestas.

Por isso, falar que Chris Paul é o maior e melhor armador de todos os tempos pode soar estranho e exagerado para muitos, porém, não podemos deixa-lo de fora dessa lista e aclamarmos como um melhores da posição, afinal, vimos toda sua genialidade nesta temporada digna de MVP com o Phoenix Suns e a surpreendente chegada nas finais da poderosa Conferência Oeste.

Conquistas do CP3 (até o momento)

CP3 Jogando pelo Clippers

Para entender os motivos que levam Chris Paul a ser celebrado com um dos maiores de todos os tempos, precisamos olhar para as suas realizações. Veja:

  • ROY (2005-06);
  • All-Rookie First Team (2005-06);
  • 11x All-Star;
  • 1x MVP All-Star (2012-13);
  • 4x campeão em assistências;
  • 9x All-NBA (4× Primeira Equipe, 4× All-NBA Segunda Equipe, 1x All-NBA Terceira Equipe);
  • 9x NBA All-Defensive (7× Primeira Equipe, 2× Segunda Equipe);
  • 6x maior ladrão de bolas (o maior vencedor, incluindo quatro consecutivos);
  • 1x líder na porcentagem de lance livre (2020-21);
  • 5º lugar em roubos de bola (2.332);
  • 5º lugar em assistências (10.275).

São números dignos de um jogador que ficará eternizado na memória de muitos fãs de basquete e, principalmente, entre torcedores de franquias onde ele fez sucesso, como: Los Angeles Clippers, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns e, por que não, Houston Rockets.

Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.