As 5 maiores viradas da história dos Playoffs da NBA

Conheça um pouco da história das 5 maiores viradas que aconteceram nos confrontos de Playoffs da NBA.

Quem não gosta de pitadas de emoção quando um jogo parece estar decidido? Neste playoffs de 2021, vimos na partida entre 76ers x Hawks um desses momentos onde tudo parecia estar resolvido… só que não. Entre os americanos, o termo é “comeback” e aqui no Brasil é a tradicional “virada”. E foi isso que aconteceu ontem, na Philadelphia.

Após abrir 26 pontos de vantagem no terceiro quarto, a equipe do Técnico Doc Rivers não resistiu ao ímpeto de Trae Young e seus companheiros. O time da casa cedeu a virada e saiu da partida com o gosto amargo da derrota e a eminência de uma eliminação no momento em que quase todos apostavam em Joel Embiid numa final de conferência.

Mas essa não foi a única grande virada da história dos playoffs. Vamos listar aqui outros 5 grandes momentos onde o time que parecia não ter chances trouxe de algum lugar desconhecido a energia para virar a partida e sair como o vencedor. Veja:

#5 – Cavs x Pacers (2017)

O Cleveland Cavaliers ainda tinha LeBron James como seu principal jogador, porém, ele não parecia capaz de parar Paul George e seus parceiros de Indiana Pacers. O jogo 3 da primeira rodada dos playoffs daquele ano se encaminhava para uma larga vitória do time da casa.

O Pacers chegou a abrir 26 pontos de vantagem no terceiro período e a vitória diminuiria a desvantagem na série (estava 2×0 para o Cavs). Porém, quem tem LeBron em quadra tem o “rei do basquete” pronto para vencer – seja a partida que for.

LeBron James, como fez tantas outras vezes em Cleveland, colocou o time nas costas e comandou uma surpreendente virada e uma vitória por 119-114. Ele marcou 28 pontos no segundo tempo, deu sete assistências e pegou seis rebotes.

#4 – Hawks x 76ers (2021)

O time comandado, em quadra, por Trae Young conseguiu a quarta maior virada da história dos playoffs da NBA ao derrotar o 76ers, na Philadelphia, após estar perdendo por 26 pontos de diferença no início do último quarto.

O que torna essa virada ainda mais especial é o fato do time adversário contar com alguns dos jogadores premiados individualmente nesta temporada. Mesmo com o 2º colocado na corrida para MVP e 3 jogadores entre os melhores defensores, o Atlanta Hawks conseguiu uma virada que contou com a participação de Trae Young, mas, também, de momentos especiais de Lou Williams (e guarde esse nome, pois ele aparecerá de novo nessa lista).

#3 – Clippers x Grizzlies (2012)

O LA Clippers parece ser o time que não se entrega quando tudo parece estar perdido. A posição 3 das grandes viradas pertence ao time de Los Angeles que não se intimidou ao ficar 27 pontos atrás no final do terceiro período contra o Memphis Grizzlies nos playoffs de 2012.

Para garantir tal façanha, o time contou com Chris Paul que comandou uma arrancada inesquecível com uma sequência de 28-3. O armador fez 14 pontos e deu 11 assistências no momento em que o time mais precisou.

Essa virada foi tão importante que serviu de gás para o time garantir a classificação para a segunda rodada dos playoffs, após 7 jogos contra o time de Memphis.

#2 – LA Lakers x Seattle Supersonics (1989)

A segunda maior virada da história da NBA aconteceu há mais de 30 anos – e permaneceu por muito tempo como a maior de todas. Era o jogo 3 das semifinais da Conferência Oeste e o time do Seattle SuperSonics (atual Oklahoma City Thunder) abriu uma importante vantagem de 43 x 14 ainda na metade do segundo quarto.

Foi aí que surgiu Magic Johnson e sua importante liderança. Após um pedido de tempo onde o armador teve uma dura conversa com seus companheiros, o Lakers fez uma corrida de 16 x 0 e foi para o segundo tempo com a uma desvantagem de apenas 11 pontos.

No segundo tempo do jogo a performance que chamou a atenção foi de James Worthy que anotou 33 pontos naquela noite e ajudou o Lakers a vencer a partida por 97 x 95 e abrir uma vantagem de 3 x 0 na série.

#1 – Clippers x Warriors (2019)

Mais uma vez o Clippers mostrou que é uma franquia resiliente e que não vai se entregar facilmente. Mais uma vez a figura de Lou Williams é fundamental para que a virada improvável aconteça. Mesmo jogando fora de casa, o armador conduziu a equipe com um último quarto PERFEITO.

O Golden State Warriors abriu uma vantagem de 31 pontos no terceiros quarto e, além disso, contava com Steph Curry, Klay Thompson e Kevin Durant em quadra. Mas isso não foi um impeditivo para que a virada MAIS ANTOLÓGICA DA HISTÓRIA DA NBA acontecesse.

Lou Williams e Montrezl Harrell conduziram seus companheiros de time em uma corrida de 72 x 37 nos 19 minutos e meio finais do jogo, levando para casa uma vitória impensável. A série terminou com vitória dos Warriors, porém, todos torcedores do Clippers lembram com muito carinho desse confronto.

Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.