A tragédia que moldou Kawhi Leonard

Kawhi Leonard, astro do Toronto Raptors é atualmente um dos melhores jogadores de basquete do planeta, como podem comprovar as suas atuações nesses playoffs.

Quando você pensa em Leonard, algumas coisas vêm à mente: sua defesa, suas mãos gigantes e a capacidade de chegar a cesta ofensivamente. Mas há uma característica, no entanto, que se destaca: seu comportamento quieto.

Kawhi é talvez o superastro mais reservado que a NBA já viu – mais ainda do que seu ex-companheiro de equipe Tim Duncan.

Mas você tem de mergulhar na sua infância para entender como a sua natureza discreta se tornou uma marca registrada.

A TRAGÉDIA

O principal esporte de Kawhi Leonard era o futebol; incentivado pelo seu pai, Mark Leonard. Mas quando ele estava no segundo ano do ensino médio, o basquete se tornou o único foco para Leonard.

Enquanto freqüentava a escola, Kawhi trabalhava com o pai na lavagem de carros da família, muitas vezes em turnos de 10 horas. Trabalhar juntos era uma maneira deles se unirem, passando horas um com o outro.

Infelizmente, foi naquele lava-jato que estão as piores lembranças de Kawhi Leonard. Em janeiro de 2008, Mark Leonard foi baleado e morto enquanto trabalhava na lavagem de carros em Compton, na Califórnia.

Imediatamente após a morte de seu pai, o mundo de Leonard de 16 anos entrou em uma espiral, como seria previsível.

Ainda assim, no dia seguinte da morte de seu pai, Leonard jogou pela sua equipe do Riverside King, marcando 17 pontos na derrota de 68 a 60 para o Compton Dominguez.

Depois da perda, Leonard caiu nos braços de sua mãe e desmoronou em lágrimas, de acordo com o LA Times; só faziam 24 horas que ele sabia da morte de seu pai.

“O basquete é a minha vida, e eu queria sair de lá e esquecer disso.”, disse Leonard ao Times. “Foi muito triste. Meu pai deveria estar no jogo.”

DENZEL WASHINGTON

O ator Denzel Washington estava nesse jogo, e relatou ao The Bill Simmons Podcast sobre como foi estar nessa arena, embora ele não lembrasse bem daquele dia.

“(Meu filho) teve um jogo e houve um segundo jogo e que foi de uma escola chamada King Riverside que estava jogando contra um time – acho que de Atlanta – e eu lembrei porque naquela noite eles disseram: ‘Há um jovem que está jogando esta noite cujo pai havia sido morto ‘”, disse Washington.”Tivemos um momento de silêncio para ele, e o nome do garoto era Kawhi Leonard, e ele tinha marcado cerca de 29 pontos e pego 27 rebotes e eu imaginei: ‘Uau, esse garoto é inspirado por perder o pai’.” E que jogo. E ninguém sabia: ‘Ah, não, ele poderá fazer isso pelos próximos 20 anos’ ”.

VIVENDO SEM O PAI

Na época do assassinato de seu pai, Leonard era conhecido como um ótimo chutador de três pontos.

“Ele é um ótimo atirador”, disse o técnico de Leonard, Tim Sweeney. “Ele estava acertando 45% das bolas de três pontos até que seu pai foi morto. Ele está tentando recuperar o jogo dele. Isso é o que ele fez durante os playoffs. Ele elevou seu jogo de volta para onde estava.

No que era um momento incrivelmente triste, a resposta de Leonard à morte do pai foi algo cerebral.

“O basquete me ajuda a tirar da minha mente as coisas, me levantando todos os dias quando estou me sentindo para baixo”, disse Leonard na época.

É um sinal da criação dura que Leonard teve; trabalhando duro com seu pai na lavagem de carros, enquanto morava em Compton.

Dois meses após a morte de seu pai, Leonard ajudou sua equipe do colégio a jogar os playoffs, chegando na final contra o Domingues, o time que enfrentou logo depois daquele fatídico dia.

“Ele ficaria muito orgulhoso”, disse Leonard sobre seu falecido pai, antes da final. “Eu tento jogar o máximo que posso a cada noite. É o que meu pai queria que eu fizesse.”

A CONSAGRAÇÃO

Leonard acabou se tornando um dos melhores jogadores da NBA – ganhou um troféu de MVP das Finais de 2014, e só ficando melhor a partir daí.

Foi no Dia dos Pais, o jogo que o San Antonio Spurs conquistou esse título, e Leonard saiu com o prêmio individual.

“Tem um significado muito especial para mim, sabendo que ele se foi e eu fui capaz de ganhar um campeonato no Dia dos Pais”, disse Leonard na época, segundo a ESPN. “Mas quero dizer, estou feliz por ganhar o campeonato. Como eu disse a você, meu pai morreu há seis anos e eu realmente não estava pensando muito nele.”

Essa citação quase resume Leonard. Ele tem o talento para ter sucesso e entende como apreciar cada momento, mesmo que ele não saiba como demonstrá-lo.

Por fim, será que Kawhi Leonard pode escrever mais um capítulo vitorioso em sua biografia?

Fonte: www.foxsports.com.au

COMPRE PRODUTOS OFICIAIS DA NBA AQUI!

LEIA MAIS SOBRE

Torcedor do LA Clippers. Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.