Tudo sobre os Air Jordan
Air Jordan I | Designer: Peter Moore | Lançado em: 1985 | Preço original: US $ 65
O Chicago Bulls usou sua terceira escolha geral no draft pegando Jordan, um campeão da NCAA de 1982 que ganharia o ouro olímpico no verão de 1984. Jordan assinou um contrato de cinco anos com a Nike, supostamente no valor de $ 2,5 milhões (mais royalties), um gasto enorme para um atleta que ainda não havia se provado nada profissionalmente.
A NBA proibiu o Air Jordan original por não cumprir a rígida política da liga sobre uniformes e cores. Jordan os usou de qualquer maneira e recebeu uma multa de US $ 5.000 por jogo por conta disso. Ao reconhecer que era uma oportunidade única de marketing, a Nike pagou a multa de bom grado.
Este Air Jordan foi o único da série a apresentar o logo da Nike (Swoosh). Ele foi anterior ao logotipo do Jumpman, o tênis apresentava o logotipo Wings – uma bola de basquete com asas estendendo-se de ambos os lados e “Air Jordan” impresso acima da bola. A Nike apresentou o logotipo Wings como marca registrada em 7 de maio de 1985.
Sobreposições de couro na parte superior ofereciam durabilidade e fácil bloqueio de cores, e uma biqueira de couro perfurada proporcionava ventilação.
Air Jordan II | Designer: Bruce Kilgore | Lançado em: 1986 | Preço original: US $ 100
A Nike enfrentou um desafio após o sucesso sem precedentes do Air Jordan I. A popularidade de Michael Jordan, já havia começado a ultrapassar os limites dos EUA, e a Nike foi para a Itália para produzir o Air Jordan II.
Este foi o primeiro – e até o momento, o único – Air Jordan produzido na Itália, mas Bruce Kilgore, que também projetou o Air Force I, fez o Air Jordan II sem o logo conhecido Swoosh da Nike. “Nike” apareceu na parte superior do calcanhar, e o logotipo Wings da Air Jordan original estava na língua.
O AJ II compartilhou uma silhueta com o Nike Air Python lançado em 1987, incluindo na parte superior uma pele de lagarto falsa e linhas extensas que se assemelhavam às de um carro esporte (o que seria um fator importante na linha Jordan nos anos seguintes). Conhecido entre os colecionadores de tênis como o primeiro tênis de basquete “luxuoso”.
Jordan só conseguiu usar o AJ II por 18 jogos devido ao pé quebrado.
Air Jordan III | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 1988 | Preço original: US $ 100
Se o mundo do basquete ainda estava conhecendo Michael Jordan, a campanha publicitária em torno do Air Jordan III apresentou um jogador de basquete proeminente, e seus tênis cada vez mais estilosos.
O arquiteto que virou designer Tinker Hatfield assumiu a liderança deste projeto, o primeiro de mais de duas dúzias de Air Jordans que ele iria projetar. Hatfield desencadeou algumas tendências de estilo no AJ III que continuaram até o século XXI.
Antes do AJ III, os tênis de basquete eram, em sua maioria, apenas tênis de basquete. Hatfield sabia que Jordan gostava de luxo e incluiu isso nos designs dos tênis exclusivos de Jordan. Enquanto o Air Jordan II apresentava elementos luxuosos refletidos da sua versão italiana, Hatfield levou esse conceito a um novo nível, envolvendo até mesmo Jordan na busca pelo couro certo para usar no calçado.
Outra novidade no Air Jordan III; foi o primeiro tênis com a assinatura da Jordan Brand e o primeiro a apresentar o agora famoso logotipo do Jumpman. A imagem agora onipresente da silhueta de Jordan.
Finalmente, o tênis foi o primeiro Air Jordan a apresentar uma unidade “Air-Sole” visível no calcanhar. Ele manteve o bordado “Air” da Nike no calcanhar.
O AJ III foi retrabalhado pela primeira vez em 1994.
Air Jordan IV | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1989 | Preço original: US $ 110
Após o sucesso do Air Jordan III, o designer Tinker Hatfield entregou um dos Air Jordans mais confortáveis da série, o Air Jordan IV.
O logotipo do Jumpman fez sua segunda aparição na língua, mas com a palavra “Flight” adicionada abaixo dele.
Vindo do AJ III estavam a entressola esculpida e a aérea visível, além da língua e o colar acolchoados.
O AJ IV apresentou malha pela primeira vez, aumentando a respirabilidade. Várias áreas do AJ IV apresentavam plástico. Um pedaço de plástico triangular e fino preso ao calcanhar nobuk estava conectado a um suporte de plástico rígido de renda. O suporte de renda no antepé adicionou lockdown.
Uma aba de plástico do calcanhar que dizia “Nike Air” era semelhante à do AJ III. Também na parte superior, um padrão de grade de plástico que fica sobre a malha respirável e atrás da peça triangular.
Air Jordan V | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1990 | Preço original: US $ 125
O Air Jordan V foi uma constatação da natureza agressiva de Michael Jordan em quadra. Lançado em fevereiro de 1990 por US $ 125, o AJ V apresentava um design de dente de tubarão na entressola lateral (externa) que o designer Tinker Hatfield desenhou de um avião de combate P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial.
Hatfield também refletiu a atitude de “agressão” tanto na tração que o calçado oferecia, quanto na moldagem de espuma na parte superior. O AJ V também introduziu o conceito de solas “geladas” de borracha translúcida, bem como a inclusão de alternâncias de cadarço.
O projetista transportou a unidade Air-Sole visível do AJ III e AJ IV, bem como a malha do AJ IV.
Um logotipo bordado do Jumpman adornava uma língua que, em certas cores, também apresentava refletividade 3M na parte externa. “Air Jordan” foi costurado dentro.
Outra novidade no AJ V foi uma coleira de tornozelo compensada, projetada para aumentar o suporte ao mesmo tempo que oferece flexibilidade onde o jogador mais precisa. O corte geral do tênis era maior do que os modelos anteriores.
Air Jordan VI | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1991 | Preço original: US $ 125
O Air Jordan VI é um marco na história do basquete. Lançado em fevereiro de 1991, Michael Jordan o usou no primeiro campeonato do Chicago Bulls poucos meses depois.
Enquanto o mundo dos esportes concentrava sua atenção no primeiro abraço emocional de MJ ao cobiçado troféu Larry O’Brien, com seu pai olhando com orgulho, o mundo do tênis estava tentando ter um vislumbre do que estava em seus pés.
Mais aparentes no AJ VI foram as capas de couro, que após uma inspeção cuidadosa revelam um “2” e um “3” para homenagear o número uniforme de MJ.
Trazendo do AJ V estavam a entressola esculpida, o amortecimento do calcanhar Vis-Air e a sola translúcida (“gelada”). E enquanto os lançamentos originais consistiam em couro, o colorway Preto / Infravermelho incluía camurça.
Mas, em grande parte, o AJ VI incluía uma biqueira limpa, uma lingueta de borracha com alças, fechaduras de renda, uma aba de calcanhar moldada e uma manga de espólio interna projetada para o conforto.
Anos depois, Ray Allen e Vin Baker usariam o colorway Branco / Marinho / Vermelho nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. Mas a popularidade do tênis foi muito além das quadras, já que o comediante Jerry Seinfeld o usou nos primeiros episódios de seu sit-com homônimo, “Seinfeld”.
Enquanto MJ usou o tênis, ele obteve média de 31,5 pontos por jogo em seu quinto ano consecutivo como líder em pontuação da NBA. Ele também ganhou o All-NBA First Team, o All-Defense First Team, sétima aparição consecutiva no All Star e o MVP da liga. E para encerrar, MJ ganhou seu primeiro campeonato e o Finals MVP.
Air Jordan VII | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1992 | Preço original: US $ 125
Lançado em 1992, o AJ VII inspirou-se na arte tribal da África Ocidental, com linhas ousadas na entressola.
Ele também incorporou a tecnologia Huarache da Nike – batizada em homenagem a um estilo mexicano de sandália – como um butim interno de neoprene para melhorar o conforto e o ajuste. Isso ajudou a eliminar o peso extra e o tornou um dos tênis de basquete mais leves da época.
O visual homenageia a arte tribal da África Ocidental, com linhas ousadas na entressola. Um colorway dos EUA lançado no final daquele ano comemorou o “Dream Team”, Equipe dos EUA que passou a dominar a competição internacional. Era branco, com detalhes em azul, vermelho e dourado.
O AJ VII despediu-se da visível Air-Sole, da sola translúcida e do logotipo proeminente da Nike Air (exceto na palmilha). A parte superior transportou a biqueira do VI.
MJ usou o colorway de inspiração olímpica para a medalha de ouro com o incomparável “Dream Team” nos jogos de 1992 em Barcelona. Essa dupla apresentava o número 9 no calcanhar, o número da camisa de MJ na equipe dos EUA. Ele ganhou seu sexto título consecutivo de pontuação usando o AJ VII e foi novamente nomeado First Team All-NBA, First Team All-Defense e o All-Star pela sétima vez consecutiva. Ele também foi eleito o MVP da NBA pelo segundo ano consecutivo e ganhou seu segundo anel e o MVP das finais com o Chicago Bulls.
Air Jordan VIII | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1993 | Preço original: US $ 125
Em fevereiro de 1993, MJ lançou seu Air Jordan VIII. Esta edição foi o mais pesado, trouxe um toque de cor ao longo do calcanhar e na sola intermédia e sola exterior.
A marca voltou ao colarinho acolchoado do estilo Huarache do VII.
Uma reviravolta estética foi o logotipo Jumpman circular acarpetado na língua; a única aparição desse tipo na linha Jordan.
O calçado era composto por um suporte termoplástico de poliuretano (TPU) e uma placa de policarbonato, juntamente com tiras cruzadas anti-inversão para travar o pé. O acolchoamento extra acrescentou proteção, mas também acrescentou peso.
Jordan produziu originalmente três cores do AJ VIII: Branco / Preto / Vermelho (couro) e duas versões em camurça, Preto / Vermelho e Preto / Aqua. O Aqua, que MJ usou no All-Star Game de fevereiro de 1993, continua muito procurado, esgotando imediatamente quando foi relançado em 2007.
Com ele Jordan foi First Team All-NBA, First Team All-Defense e oitavo All-Star Game consecutivo. Usando o AJ VIII, MJ marcou 32,6 pontos por jogo para conquistar seu sétimo título consecutivo de maior pontuação da liga, além de ser nomeado MVP das Finais da NBA em seu terceiro título consecutivo.
Air Jordan IX | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: novembro de 1993 | Preço original: US $ 125
Depois de levar o Chicago ao terceiro campeonato consecutivo em 1993, ele parou. Michael Jordan chocou o mundo do basquete ao se aposentar naquele mês de outubro.
Ele assinou com o Birmingham Barons da liga menor de baseball, mas mesmo assim a Nike preparou o Air Jordan IX para as quadras de basquete mesmo sem ele. Penny Hardaway, Kendall Gill, BJ Armstrong e Mitch Richmond usaram cada um uma versão exclusiva do tênis durante a temporada de 1993-94. E, uma década depois, um aluno do último ano do ensino médio chamado LeBron James usou o colorway branco / verde / dourado em sua escola, St. Vincent-St. Mary em Akron, Ohio.
O AJ IX se tornou o primeiro Air Jordan que MJ nunca usaria em uma competição. Embora, ironicamente, seja o AJ IX que está representado na estátua de MJ em frente ao United Center em Chicago.
A Nike construiu a parte superior do AJ IX com couro, nobuck e malha. A área nobuk envolvia o dedo do pé e incluía brilhos reflexivos em três das quatro cores originais. A palmilha interna é transportada dos dois Air Jordans anteriores. Um sistema de laço de um puxão estreou com o AJ IX.
Uma entressola de poliuretano ficava em cima da sola de borracha em um design semelhante a um dente. A parte de trás do sapato apresentava um gráfico de globo de plástico moldado com o logotipo do Jumpman. A sola dos sapatos apresentava palavras em diferentes idiomas, simbolizando a popularidade de MJ pelo mundo.
Ele se aposentou do beisebol em 10 de março de 1995 e voltou para o basquete em 19 de março.
Air Jordan X | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 1994 | Preço original: US $ 125
O design do AJ X era muito simplista. Apresentava linhas limpas, amortecimento leve e uma sola que comemorava sua carreira até aquele ponto. A versão original em “aço” foi desenhada com uma biqueira costurada, da qual MJ não gostou. Portanto, todas as cores subsequentes do AJ X tinham uma biqueira limpa.
O AJ X apresentava uma gola acolchoada, aba de puxar no calcanhar e um sistema de laço de elástico. A Nike construiu a entressola do AJ X de espuma leve Phylon. Estava conectado a uma sola de borracha que listava as conquistas da carreira de Jordan em listras alternadas.
As outras cores originais faziam parte da série de cidades que apresentava cinco esquemas de cores de times da NBA: Chicago, Orlando, Nova York, Sacramento e Seattle. Estes se tornaram alguns dos Air Jordans mais procurados. O “Chicago”, por exemplo, foi vendido por milhares de dólares online.
Nove dias depois de Jordan dizer ao mundo “Estou de volta”, ele entrou no Madison Square Garden e marcou 55 pontos contra o Knicks. MJ guiou o Bulls de volta aos playoffs, mas o Orlando Magic – liderado por Penny Hardaway e Shaquille O’Neal – o eliminou em seis jogos nas semifinais da Conferência Leste.
Air Jordan XI | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1995 | Preço original: US $ 125
Graças ao excelente desempenho aliado a um design inovador, o Air Jordan XI (particularmente o Concord colorway) é um dos tênis mais amados de todos os tempos. A revista Sole Collector elegeu o XI como o melhor tênis de todos os tempos.
Tinker Hatfield assistiu aos vídeos de Michael Jordan e percebeu que o pé de MJ rolava para fora em cortes duros. Então Hatfield aproveitou a oportunidade para misturar substância com estilo, adicionando couro envernizado pela primeira vez em um tênis de basquete. Couro envernizado era mais forte e atendia ao desejo relatado de MJ de ter um sapato que pudesse ser usado com um terno.
A parte superior consistia em um material de malha balística fina de náilon revestido com polímero. O colarinho e a língua eram acolchoados para maior conforto no tornozelo. A sola translúcida – ‘gelada’ – ficava sobre a placa da haste para uma mola extra. O calçado também incluía uma unidade Air-Sole em toda a extensão.
MJ usou a versão Black / Varsity Royal / White no filme Space Jam. Jordan também usou o mesmo tênis “Air Jordan XI Space Jam” nos playoffs. Muitos atletas da marca Jordan usaram o AJ XI ao longo dos anos; Ray Allen exibiu uma versão Branco / Verde / Ouro durante a temporada 2008-09 do Celtics.
Quando o AJ XI foi feito, MJ foi citado como tendo dito que um dia alguém os usaria com um smoking. Meses depois, Boyz II Men apareceu em uma premiação vestindo smokings e AJ XIs.
Air Jordan XII | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: novembro de 1996 | Preço US original: $ 135
Tinker Hatfield se inspirou na bandeira japonesa para desenhar o Air Jordan XII.
O AJ XII era limpo e simples. A parte superior de couro rico foi costurada para se parecer com um sol nascente, enquanto o couro de réptil falso compreendia a biqueira e sobreposições de acento. O AJ XII apresentava o slogan “DOIS 3” na língua, laços de renda de metal com logotipos Jumpman.
Este foi o primeiro Air Jordan a apresentar uma unidade Zoom Air ultra-responsiva, bem como painéis de suporte lateral e medial projetados para trabalhar juntos para criar um dos sapatos mais duráveis da série. O calçado também tinha uma haste de fibra de carbono de comprimento total, como seu antecessor.
Originalmente lançado em cinco cores, o AJ XII incluíam o preto / vermelho que MJ usou durante o jogo 5 das finais da NBA de 1997 contra o Utah Jazz.
Outras cores do AJ XII também viram as quadras durante essa temporada. Jordan usou o tênis Preto / Branco durante os playoffs de 1997. Com o AJ XII em pé, MJ fez seu 11º jogo All-Star, ganhou seu nono título de pontuador da NBA e foi nomeado First Team All-NBA e First Team All-Defense. Ele ganhou também seu quinto título da NBA e MVP das Finais enquanto usava o XII.
Air Jordan XIII | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 1997 | Preço original: US $ 150
Michael Jordan atacou os oponentes – com a rapidez, a força e a ferocidade de um predador. Tinker Hatfield aproveitou essa sensação para fazer o Air Jordan XIII.
Lançado em 1 de novembro de 1997, o Air Jordan XIII foi carregado com elementos de desempenho e design. Talvez a característica mais proeminente fosse um holograma na parte superior que lembrava o olho de uma pantera, enquanto a sola tinha um desenho em forma de pata. O XIII também apresentava Zoom Air no calcanhar e antepé, e uma sola intermediária de espuma leve Phylon. Este foi possivelmente o Air Jordan mais confortável da série.
Uma haste de fibra de carbono no meio do pé conferia rigidez à torção e um colar assimétrico foi projetado para equilibrar o suporte do tornozelo com a flexibilidade necessária para cortes duros.
O XIII foi originalmente lançado em cinco cores para o médio e dois para o baixo. MJ preferia as cores com base no branco em casa e as com base no preto na estrada. Ele usou durante a temporada 1997-98 e nos playoffs (até apresentar o AJ XIV na final de 1998 contra o Utah, batendo o Jazz pelo terceiro campeonato consecutivo).
Naquela temporada, MJ foi eleito para seu 12º jogo All-Star, onde ganhou novamente o MVP. Ele também conquistou seu décimo título consecutivo de pontuador da liga e foi nomeado First Team da NBA e First Team All-Defense. Além do sexto campeonato da NBA e sexto MVP nas finais da NBA.
Air Jordan XIV | Designer: Tinker Hatfield e Mark Smith | Lançado em: 1998 | Preço US original: US $ 150
Tinker Hatfield se juntou a Mark Smith no Air Jordan XIV. Apresentado durante as finais da NBA de 1998, seria o último calçado que Michael Jordan usaria como um jogador do Chicago Bulls.
MJ acertou o famoso “Last Shot” no colorway Preto / Vermelho do AJ XIV, afundando o Utah Jazz pela segunda vez consecutiva nas finais.
Hatfield e Smith modelaram o XIV com base no amor de MJ por carros esportivos exóticos, inspirados especificamente em uma Ferrari. O AJ XIV apresentava um escudo semelhante ao da Ferrari com o logotipo do Jumpman, apenas um dos sete logos do Jumpman em cada tênis; de um total de 14 por par. O logotipo é visível nas laterais do calcanhar, sola, palmilha, salto traseiro, dedo do pé e nas pontas de renda metálica.
A gola assimétrica do sapato foi projetada para combinar suporte de tornozelo com flexibilidade, enquanto Hatfield e Smith trabalharam aberturas de malha respirável na sola. Eles também incluíram unidades Zoom Air duplas na sola, e o calcanhar e antepé de perfil baixo deram ao AJ XIV uma silhueta elegante, bem como confortável para passeio.
Air Jordan XV | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 1999 | Preço original: US $ 150
Michael Jordan anunciou sua aposentadoria em 13 de janeiro de 1999, antes do início da temporada reduzida. Assim, o designer Tinker Hatfield foi mais uma vez desafiado a desenhar um tênis que MJ nunca usaria em quadra. Hatfield se inspirou no avião de combate X-15, que estabeleceu recordes de velocidade e altitude durante os anos 1960.
O AJ XV tinha uma silhueta agressiva e pontiaguda. A parte superior foi construída com um material Kevlar tecido, tinha um contraforte de calcanhar reforçado com Pebax totalmente moldado e incorporava uma grande lingueta de malha que se projetava (imitando o próprio MJ). O calcanhar apresentou números significativos para a carreira de MJ: 23.6.15 representou o número de sua camisa, o número de títulos que ganhou e o modelo do calçado. O alto estendia-se até a sola e marcava 2,17, o aniversário de Jordan.
O XV apresentava um sistema de amarração oculto, uma luva de ajuste dinâmico sem costura, cápsulas de tração em espinha de borracha, um contraforte externo de poliuretano termoplástico injetado (TPU) e um padrão de couro respirável. O XV também apresentava um Zoom Air completo para amortecimento de baixo perfil.
O original foi lançado em quatro cores em 1999-2000. O XV também foi lançado em cores exclusivas para jogadores, incluindo Branco / Verde, Branco / Azul Carolina, Branco / Vermelho e Branco / Roxo. Vários atletas do Team Jordan usaram o Air Jordan XV: Mike Bibby, Michael Finley, Ray Allen, Derek Anderson e Reggie Miller.
Air Jordan XVI | Designer: Wilson Smith III | Lançado em: 2001 | Preço original: US $ 160
Assim como Jordan, a linha Air Jordan passou por uma transição com o AJ XVI. Ele virou co-proprietário e presidente de operações de basquete do Washington Wizards, e Wilson Smith III passou para o papel de designer-chefe do Air Jordan XVI.
Smith se inspirou em botas de marcha, automóveis de alto desempenho e arquitetura. Ele projetou a parte superior do AJ XVI com malha leve que traria o conforto de uma meia.
O sapato foi desenhado com a sala de reuniões em mente. Ele tinha uma biqueira de couro envernizado – tirada do AJ XI – e o couro de flor integral e a parte superior em malha respirável eram cobertos por uma capa removível exclusiva que permitia ao AJ XVI passar das quadras para um escritório. O XVI incluiu uma tampa de fixação magnética para bloqueio adicional.
A biqueira quadrada era muito espaçosa em comparação com os Air Jordans anteriores, e o tênis voltou ao amortecimento Air-Sole visível e à sola gelada (translúcida) que era destaque no Air Jordans V, VI e XI. O AJ XVI introduziu um calcanhar moldado por sopro e antepé Zoom Air à linha enquanto o Air Jordan avançava em direção ao basquete de desempenho.
Quatro cores do AJ XVI foram lançadas em 2001. As versões Preto / Vermelho e Branco / Marinho apresentavam biqueira de couro envernizado e o modelo de trigo tinha uma parte superior de camurça rica. A cor Cherrywood consistia em couro de flor integral. Duas versões baixas foram lançadas também: Branco / Vermelho e Preto / Preto.
Considerado um dos Air Jordans mais elegantes fora das quadras, Michael usou o XVI com terno no anúncio de sua marca em 2001.
Air Jordan XVII | Designer: Wilson Smith III | Lançado: 2002 | Preço original: US $ 200
Quando Michael Jordan renunciou ao cargo de presidente de operações de basquete do Washington Wizards e voltou à quadra, com o Air Jordan XVII. Wilson Smith III também voltou, como projetista do AJ XVII.
Smith teve algumas inspirações para este tênis. Mais ou menos na época em que os esboços para o AJ XVII começaram, a marca Jordan contratou o músico de jazz Michael Phillips. Smith evocou as linhas suaves e o fluxo de um solo de jazz como seu tema para o AJ XVII. Ele também incorporou os detalhes finos do luxuoso automóvel Aston Martin, e dizem que o design da sola lembra os fairways, as armadilhas de areia e os greens de um campo de golfe – um dos passatempos favoritos de MJ.
O XVII apresentava estabilizador de calcanhar termoplástico de poliuretano (TPU), calcanhar e antepé Tuned Air (cápsulas que ajustam a quantidade de ar que contêm, uma inovação na linha Jordan), manga de ajuste dinâmico, sistema de renda rápida oculta, cadeados , uma placa de haste composta de comprimento total e laço de largura variável para um ajuste mais confortável. Entre as inovações de Smith estava a inclusão de uma capa removível no meio do pé, que permitia ao usuário escolher se os laços seriam visíveis. Este foi um remanescente visual do AJ XVI.
Um CD-ROM e uma pasta de metal também foram incluídos, contribuindo para tornar o AJ XVII a Air Jordan mais cara já produzida na época, com um preço de varejo sugerido de $ 200. Foi a primeira e única Air Jordan a quebrar a barreira de $ 200 para todas as versões até o XX8 em 2013.
O AJ XVII tinha várias versões. Três colorways foram lançados para os médios: Branco / Azul, Preto / Preto e Branco / Vermelho. Outro AJ XVII exibia cobre metálico e couro falso de crocodilo no calcanhar. Três baixos foram lançados, incluindo uma versão All-Star White / Lightning.
No primeiro ano de Jordan de volta às quadras com o Wizards, ele teve média de quase 23 pontos por jogo. Em janeiro de 2002, ele marcou seu 30.000º ponto – contra o Chicago Bulls – enquanto usava o AJ XVII. Em seu 13º jogo All-Star, ele usou a Air Jordan XVII Low in White / Lightning.
Durante a temporada 2001-02, Ray Allen, Kobe Bryant, Mike Bibby, Michael Finley e Eddie Jones estavam entre os jogadores que usaram o AJ XVII.
Air Jordan XVIII | Designer: Tate Kuerbis | Lançado: 2003 | Preço original: US $ 175
O Air Jordan XVIII marcou outra transição para Michael Jordan e a equipe de design. O ano de lançamento do calçado, 2003, viu o último jogo de MJ na NBA, e Tate Kuerbis entrou em cena para projetar.
O designer sênior de calçados se inspirou em automóveis de última geração: linhas de corrida elegantes, carros de corrida de F1 e tênis de corrida. Sapatos sociais finos italianos também inspiraram a costura da sola do AJ XVIII.
Ele apresentava um cabedal de couro de uma peça, uma placa de controle de conforto de fibra de carbono incorporada na entressola, uma sola costurada à mão, salto de camada dupla e amortecimento Zoom Air de baixo perfil no antepé. O AJ XVIII foi lançado em uma caixa extraível com um recorte “18” na tampa. Incluía escova para coloração de camurça preta, toalha para limpeza e livreto do Manual do Motorista Air Jordan XVIII. A marca fez uma campanha de “Amor” em torno do lançamento do AJ XVIII, celebrando a carreira de MJ e a temporada final da NBA.
Jordan lançou três cores do AJ XVIII em 2003. O Black / Royal era feito de camurça, enquanto o White / Royal e o White / Red eram de couro. Dois baixos foram lançados em Preto / Preto e Branco / Azul Universitário. Junto com os médios e baixos, Jordan lançou o Air Jordan 18.5. A principal diferença no design era um logotipo Jumpman perfurado na lateral da parte superior.
Em 2002-03, Michael Jordan usou o AJ XVIII e foi selecionado para seu 14º e último jogo All-Star. Outros jogadores da NBA usando o tênis incluíram Richard Hamilton, Scottie Pippen, Ray Allen, Mike Bibby, Michael Finley e Carmelo Anthony.
Air Jordan XIX | Designer: Tate Kuerbis, Wilson Smith III, Jason Mayden, Josh Heard, Suzette Henri | Lançado: 2004 | Preço original: US $ 165
O designer sênior Tate Kuerbis voltou para liderar uma equipe com Jason Mayden, Wilson Smith III, Josh Heard e Suzette Henri no projeto do Air Jordan XIX. A equipe escolheu a mortal black mamba para refletir a personalidade agressiva de MJ na quadra. O AJ XIX apresentava material Tech Flex leve e de suporte na parte superior para criar o Air Jordan mais leve e respirável até hoje. O Tech Flex tornou o AJ XIX flexível, mantendo o suporte e o conforto.
Ele apresentava uma haste de fibra de carbono para rigidez torcional, sola intermediária de espuma leve Phylon, biqueira de couro envernizado, tira de calcanhar de Velcro e cadeados de plástico. Um salto duplo e Zoom Air de comprimento total garantiram um amortecimento responsivo e de baixo perfil.
A caixa exclusiva do AJ XIX abria a partir do meio e cada sapato veio em uma bolsa com rede. Cinco cores do AJ XIX original incluíam Preto / Vermelho, Branco / Branco / Cinza, Branco / Preto, Branco / Vermelho e Branco / Marinho. Quatro colorways AJ XIX SE foram lançados, assim como quatro modelos low-top.
Carmelo Anthony, Gary Payton, Jason Kidd, Michael Finley, Mike Bibby, Ray Allen e Richard Hamilton estavam entre os jogadores que usaram o Air Jordan XIX.
Air Jordan XX | Designer: Tinker Hatfield | Lançado em: 2005 | Preço original: US $ 175
Como havia feito anteriormente com o AJ XIV, Hatfield mais uma vez inspirou-se no amor de MJ por automóveis e esportes motorizados. O XX também foi o último de cinco modelos da Air Jordans que cobriu os cadarços.
O tênis apresentava um forro esférico ventilado, uma tira de suporte integrada no meio do pé, uma guia flutuante para o tornozelo e uma placa de distribuição de impacto. A tira do meio do pé oferecia bloqueio enquanto escondia o sistema de amarração. O AJ XX tinha suspensão podular independente, uma tecnologia de amortecimento direcionado de movimento livre.
O calcanhar ostentava os números 85 e 05, significando o ano em que a linha Air Jordan nasceu e o ano em que o XX foi lançado. A sola do XX incluía 20 cápsulas em espinha que exibiam a herança da franquia Air Jordan. Um destaque interessante do AJ XX foi o tratamento do logotipo gravado a laser na bracelete, criado por Mark Smith, para homenagear a vida de Jordan.
O XX lançado em três cores originais: Branco / Vermelho / Preto, Preto / Preto / Vermelho e Branco / Preto / Vermelho. Três cores regionais também foram lançadas: Chutney / Branco / Preto, Vermelho / Branco / Preto e Azul / Branco / Preto universitário. Um baixo e um 3/4 também foram lançados em 2005.
Ray Allen e Carmelo Anthony estavam entre os profissionais que usaram a XX na temporada 2004-05.
Air Jordan XX1 | Designer: D’Wayne Edwards | Lançado: 2006 | Preço original: US $ 175
D’Wayne Edwards foi o designer-chefe da linha Air Jordan, assumindo o comando da Air Jordan XX1. Mantendo o tema de automóveis esportivos e / ou luxuosos que eram populares em toda a linha Jordan, Edwards se inspirou em um cupê Bentley Continental GT.
A personificação do estilo premium e da elegância apresentava uma bota acolchoada de diamantes sem costura, parte superior limpa e uma grade de ventilação inferior. A entressola de espuma leve Phylon de dupla duração conferia uma sensação de baixo perfil, enquanto uma placa de haste de fibra de carbono permitia suporte máximo do meio do pé e do arco.
Um componente inovador do AJ XX1 foi a evolução da tecnologia de Suspensão Podular Independente. O usuário pode escolher entre Zoom Air ou amortecimento Air encapsulado no calcanhar.
Duas cores originais do Air Jordan XX1 lançado em 2006. O modelo Branco / Vermelho consistia em couro full-grain, enquanto o Vermelho / Preto era feito de camurça rica. Duas versões baixas também foram lançadas em branco e preto.
Air Jordan XX2 | Designer: D’Wayne Edwards | Lançado em: 2007 | Preço original: US $ 165
D’Wayne Edwards voltou como designer principal para o Air Jordan XX2. Ele se inspirou no jato de combate F-22 Raptor, uma personificação adequada da velocidade letal e agilidade do maior jogador do jogo.
As linhas nítidas da parte superior do XX2 foram modeladas após a agilidade de manobra do F-22, e o design esculpido eficiente do sapato e um contraforte de salto estendido estável o tornaram leve e de suporte, semelhante ao jet.
O sapato apresentava um padrão acolchoado triangular na gola e uma bota sem costura que maximizava o conforto e a respirabilidade. Apresentava costura em ziguezague inspirada no jato. A primeira placa de haste revestida de titânio foi incorporada ao XX2, assim como os laços / travas de renda de titânio. Um sistema de suspensão podular independente invisível, atualizado a partir do sistema de amortecimento Air Jordan anterior, oferecia amortecimento de baixo perfil Zoom Air responsivo de empilhamento duplo ou Air encapsulado para absorção de choque. Um novo padrão de chevron foi introduzido na sola para melhorar a tração.
O XX2 foi lançado durante o fim de semana All-Star de 2007 no dia do 44º aniversário de MJ, 17 de fevereiro. Quinze colorways originais do XX2 incluíram uma edição especial feita de couro de basquete. Outras cores representaram Atlanta, Dallas, Denver, Detroit e Seattle.
Joe Johnson, Josh Howard, Carmelo Anthony, Richard Hamilton e Ray Allen usaram o XX2 durante a temporada 2007-08. No jogo All-Star de 2007 em Las Vegas, Hamilton e Allen usaram, cada um, um XX2 Player Exclusive.
Air Jordan XX3 | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 2008 | Preço original: US $ 185
Já que Michael Jordan fez do 23 um dos números mais famosos da história do esporte, fazia sentido que o Air Jordan XX3 fosse um dos tênis mais esperados da história. Tinker Hatfield voltou a liderar o design, e sua participação incluiu nova tecnologia e habilidade para entregar uma adição atemporal à linhagem da Air Jordan.
O XX3 foi o primeiro tênis de basquete a incorporar o sistema de construção Nike Considered, desenvolvido para reduzir o desperdício e usar materiais ecológicos sem afetar o desempenho. As iniciais de MJ estão costuradas na parte superior de cada cor. O calçado apresenta uma parte superior costurada à mão, chassi articulado, bota acolchoada de comprimento total, placa de haste de fibra de carbono e painéis laterais reforçados.
Tem a entressola de perfil mais baixo de qualquer um dos Air Jordans, adicionando um elemento de desempenho responsivo. Os pilares Zoom Air e IPS afinado combinados para oferecer amortecimento. A lingueta de cada sapato apresenta logotipos diferentes: a esquerda tem um Jumpman e a direita um logotipo “23”. A sola foi modelada após a impressão digital de MJ. Isso também foi visto no interior da língua para representar o impacto e a identidade do próprio homem, cuja assinatura foi incluída na caixa do dedo do pé.
Para criar buzz em torno do XX3, 23 pares do modelo Titanium foram lançados nas 23 principais localidades dos Estados Unidos, por US $ 230 em 25 de janeiro de 2008. Um colorway All-Star foi lançado em fevereiro, e outros colorways incluíam o Branco / Vermelho, Cinza / Branco / Preto / Dourado e Stealth que foi lançado logo depois. Uma série de mais três versões foram produzidas para comemorar as três equipes de MJ: Preto / Azul / Branco da Universidade para UNC, Preto / Vermelho / Branco para o Bulls e Preto / Royal / Branco para o Wizards. Após os lançamentos gerais, 23 pares de um Preto / Vermelho XX3 foram lançados nos 23 principais locais, assim como o lançamento do Titanium.
Chris Paul, Ray Allen e Carmelo Anthony usaram o XX3 no jogo NBA All-Star. O XX3 foi o último tênis Air Jordan numerado na série por um tempo, já que os próximos quatro Air Jordans seriam nomeados para o ano em que cada um foi criado.
Air Jordan 2009 | Designer: Jason Mayden | Lançado: 2009 | Preço original: US $ 190
Após o Air Jordan XX3, a marca Jordan continuou a icônica série Air, mas fez a transição do sistema numerado. Cada um dos próximos quatro tênis Air Jordan teria o nome do ano em que foi lançado. O designer sênior de calçados Jason Mayden recebeu a tarefa de projetar o Air Jordan 2009.
Concentrando-se no jogo defensivo de MJ, Mayden se inspirou no esporte da esgrima, onde habilidade, estratégia e atletismo são a chave para o sucesso. Este design também é influenciado pelo Air Jordan I, e o uso de couro elegante atende ao estilo do AJ XI. O 2009 foi o segundo Air Jordan a usar o processo Nike Considered, que se concentra em baixo desperdício e em materiais solventes à base de água que não prejudicam o meio ambiente.
A parte superior tem um material acetinado pregueado elegante para maior durabilidade e maior ventilação e bloqueio. O design leve contorna o pé para maximizar a capacidade de resposta e o suporte.
O AJ 2009 tem uma sola intermediária em espuma leve Phylon para absorção de impacto e Zoom Air no antepé para amortecimento. O design do chassi de poliuretano termoplástico (TPU) é inspirado no vidro soprado, conferindo um visual único a cada calçado. A placa em arco de fibra de carbono auxilia no suporte e no desempenho do pé, conferindo rigidez à torção.
Assim como no XX3, o amortecimento da Tecnologia de Propulsão Articulada permite um movimento lateral rápido na quadra. A sola em espinha inclui ranhuras flexíveis para movimento natural e tração multidirecional.
O 2009 foi lançado em duas cores: Branco / Preto / Cinza e Preto / Vermelho Varsity. Foi então lançado no colorway Black / Metallic Gold S23, que foi limitado a 2.009 pares. Mais tarde, em 2009, o colorway do Hall da Fama do Preto / Varsity Vermelho / Branco / Ouro metálico foi lançado para comemorar a indução de MJ.
Air Jordan 2010 | Designer: Tinker Hatfield e Mark Smith | Lançado: 2010 | Preço original: US $ 170
Em 2010, a linha Air Jordan completou 25 anos. Saindo do AJ 2009 projetado por Jason Mayden, a marca Jordan aproveitou a visão dos renomados designers Tinker Hatfield e Mark Smith para fabricar o 25º Air Jordan.
Os dois haviam colaborado no AJ XIV, e continuando o estilo único da linha Air Jordan, eles optaram por uma janela transparente na lateral do tênis que simbolizava a visão de Michael Jordan e seu jogo. A entressola apresenta uma frase oculta de MJ. Parece uma texturização aleatória, mas após uma inspeção mais próxima, ela mostra uma frase famosa de um de seus comerciais: “Eu falhei várias vezes na minha vida. E é por isso que tive sucesso.” O colar assimétrico retorna à linha de Air Jordan com um lado medial (interno) superior do colar e o lado lateral (externo) caindo mais baixo do que o normal.
O 2010 tem um bico limpo e apresenta um antepé independente do resto do sapato, embora um ponto de seis carreiras mantenha a peça unida. Possui poliuretano termoplástico transparente (TPU) apenas nas áreas essenciais do calçado. A entressola de espuma leve Phylon é esculpida e contornada para o melhor desempenho em quadra. Uma unidade Zoom Air de comprimento total é carregada pela parte inferior na sola para dispersão de choque de baixo perfil. Isso foi emprestado do mundo dos tênis de corrida e não tinha sido visto no basquete até agora.
Possui um air bag Zoom mais fino que oferece ao jogador uma melhor capacidade de sentir o chão. O tênis atende ao jogador de basquete moderno que precisa subir e descer na quadra mais rápido e com mais frequência. Possui um ajuste confortável, semelhante a uma luva, garantindo que o calçado se ajuste perfeitamente ao pé. O estabilizador protuberante oferece excelente estabilidade lateral.
Este 25º Air Jordan é outro produto considerado, que evita o uso de toxinas prejudiciais e é construído com menos colas e menos costura, energia e desperdício, enquanto usa materiais ecológicos.
Air Jordan 2011 | Designer: Tinker Hatfield e Tom Luedecke | Lançado: 2011 | Preço original: US $ 180
Para a Air Jordan 2011, a marca Jordan recorreu aos respeitados veteranos do design Tinker Hatfield e Tom Luedecke.
A dupla elaborou vários elementos exclusivos do Jordan 2011 que destacam o artesanato de alta qualidade, como o desbotamento da cor do couro, que pode ser polido à mão para uma mudança de cor. Além disso, o Jordan 2011 apresenta um padrão perfurado distinto na parte superior, um sistema de ajuste dinâmico e duas janelas de malha para respirabilidade. Essa atenção aos detalhes é o que torna o 2011 um produto tão extraordinário. Para culminar, o 2011 apresenta um sistema de cadarços louco – configurado como “cinco pequenos cintos de segurança” – e um sistema de palmilha / amortecimento brilhante.
Existem duas opções de amortecimento com o AJ 2011:
– A opção ‘Explosivo’ consiste em palmilhas vermelhas para o jogador explosivo. Eles apresentam espuma Cushlon macia com um air bag de comprimento total, criando uma opção muito responsiva para seus pés.
– A alternativa ‘Quick’ envolve uma palmilha azul de espuma leve Phylon e amortecimento de baixo perfil Zoom Air no calcanhar e antepé, pois esta opção é mais voltada para proteção contra impactos.
Eles foram embalados com o sapato esquerdo como o “Explosivo” e o direito como o “Rápido”, para que os usuários pudessem dizer imediatamente qual era a escolha certa para eles.
Luedecke disse que MJ fez a analogia de um guerreiro escolhendo sua arma antes de ir para a batalha ao se referir ao jogador que escolhe qual palmilha usar.
Independentemente do seu estilo de jogo, o AJ 2011 parece bom e oferece várias opções para personalizar.
Air Jordan 2012 | Designer: Tinker Hatfield e Tom Luedecke | Lançado: 25 de fevereiro de 2012 | Preço original: US $ 180
A veterana equipe de design da Air Jordan 2011 juntou forças criativas novamente quando Tinker Hatfield e Tom Luedecke se uniram para criar o Air Jordan 2012. A dupla se inspirou nos sapatos de dança dos anos 1920 e 30, quando o jazz estava na moda. As pessoas que dançavam com esses sapatos de ponta de asa eram consideradas ousadas, confiantes e jovens. Esse era o pensamento que os designers queriam no AJ 2012.
O AJ 2012 foi uma evolução do próximo passo das palmilhas opcionais do AJ 2011, sendo projetado em torno da ideia de “One Shoe, Three Flights”. Esta é uma referência às três opções de amortecimento da entressola que permitem que os jogadores controlem o jogo com base em seus estilos de jogo individuais.
– A entressola “Fly Around” destina-se a jogadores de perímetro rápidos que dependem da velocidade e agilidade para chegar ao cesto. Possui espuma do antepé e uma unidade de amortecimento de baixo perfil Zoom Air no calcanhar.
-A entressola “Fly Over” é para o jogador que depende da elevação e da explosividade fora do solo para impactar o jogo. Esta entressola tem uma unidade Zoom Air no antepé e uma unidade Air Sole encapsulada no calcanhar para uma aterrissagem suave.
– O jogador de energia que procura controlar o interior recebe a sola “Fly Through”, com sua unidade Air-Sole de comprimento total para uma quantidade adequada de proteção contra impactos.
Como as opções de entressola, a escolha de qual manga interna usar depende do seu estilo de jogo. A manga decotada funciona bem para o jogador rápido que busca uma maior amplitude de movimento. A manga de corte alto melhora o suporte geral do tornozelo, a estabilidade e a proteção do pé.
Claro, o AJ 2012 não poderia ser um tênis de alto desempenho sem um revestimento externo bem construído. Hatfield e Luedecke trouxeram várias inovações de desempenho para o calçado, que incluiu a estreia de uma placa de haste em carbono específico da Jordan para estabilidade superior do meio-pé. A ponta da asa na biqueira tem costura dupla justa e perfurações em forma de “M” como referência a Michael Jordan. Linhas finas ao longo da entressola dão ao sapato um estilo extra.
Air Jordan XX8 | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 2013 | Preço original: US $ 250
A revelação do mais novo modelo da Air Jordan sempre foi um grande negócio, mas a Air Jordan XX8 carregava consigo esse senso de mistério.
Ele foi desenhado por Tinker Hatfield e lançada em fevereiro de 2013. Voltando a nomenclatura numerada da série Air Jordan I a XX3, já que a marca tinha alterado com o ano de 2009 a 2012.
O XX8 apresentava todas as tecnologias de amortecimento e estabilidade que se poderia esperar do modelo carro-chefe da Jordan. Mas tudo vivia atrás de uma mortalha, com zíper para permitir ao usuário decidir o quanto revelar.
Vários AJs, do século XVI ao XXI, apresentavam uma mortalha ou cobertura de renda. A cobertura parecida com uma meia do XX8, composta por um material de alta qualidade da Schoeller têxteis na Suíça, apresentava um zíper frontal que se dobrou perfeitamente para revelar um “2” no lado medial (externo) de um sapato e um “3 “na medial do outro (denotando o número icônico da camisa de MJ). Ele oferece um quadro em branco que a marca Jordan prometeu usar em uma variedade de cores atraentes durante o ciclo de vida do calçado.
O XX8 apresentava uma série de tecnologias:
– Zoom Air para amortecimento de baixo perfil
– Jordan Flight Plate totalmente nova para rigidez de torção
– Correias de ajuste dinâmico para suporte flexível
– Contador de calcanhar de fibra de carbono para suporte
– Malha superior para flexibilidade e ventilação
O novo Jordan Flight Plate que estreou na entressola do XX8 estava há cerca de dois anos em desenvolvimento. Consistia em uma placa moderadora, a unidade Zoom Air e borracha.
Os designers começaram com uma placa Nike Shox, adicionaram airbags e sabiam que estavam chegando perto. Ele evoluiu para consistir em uma placa de fibra de carbono projetada para desviar a força e maximizar o Zoom Air e sua capacidade de resposta de baixo perfil. Isso possibilitou a separação do antepé e do calcanhar pela primeira vez na linhagem da Air Jordan.
Para maior estabilidade, o XX8 incluía um contraforte externo moldado de fibra de carbono que servia como uma extensão natural da Flight Plate.
Air Jordan XX9 | Designer: Tinker Hatfield | Lançado: 2014 | Preço original: US $ 225
Lançado em setembro de 2014 para homenagear o Goat Year, o Air Jordan XX9 foi o mais leve já criado na linha AJ e mesclou elementos premium de estética e tecnologia.
O revolucionário cabedal consistia em uma peça única tecida de alto desempenho, projetada para eliminar camadas excessivas. Este acabamento permitiu uma tela de design totalmente aberta, que estreou – e continuou em algumas cores – com um logotipo Jumpman de grandes dimensões.
“Na verdade, é feito em uma máquina de tecelagem especial”, disse Hatfield no lançamento oficial em 17 de abril de 2014. “O que cria uma teia de fibras e tudo se junta em um tipo de processo contínuo.”
Hatfield projetou esta parte superior para permitir estrutura, suporte, conforto interior e resistência à abrasão exterior em um estilo inspirado por um fabricante italiano de etiquetas. Isso aliviou um problema nas versões anteriores, onde a velha prática de adicionar camadas poderia criar áreas problemáticas.
“Em sapatos anteriores, há muito tempo”, acrescentou Hatfield, “para tornar um sapato mais forte, teríamos que adicionar outra camada de outra coisa e isso poderia criar um ponto de acesso, certo? Quer dizer, você podia sentir isso. “
O lançamento de outono quebrou a tradição da marca Jordan, que vinha sendo lançada no meio do inverno desde o AJ XVI em fevereiro de 2000.
A sensação flexível e semelhante a uma meia que Hatfield almejou no AJ XX9 veio dos túneis da Flight Web e painéis estratégicos de material flexível mais rígido e macio. Eles foram projetados para melhorar o movimento natural, enquanto as tiras com membranas envolviam o pé e se integravam aos atacadores no meio do pé para se moverem com o pé.
Um salto duplo ajudou a amortecer o impacto, e o acolchoamento articulado na gola do tornozelo acrescentou ao visual premium e ao toque.
Air Jordan XXX | Designer: Tinker Hatfield e Mark Smith | Lançado: 2016 | Preço original: US $ 200
Ao guiar a linha de tênis da Air Jordan para o futuro, Tinker Hatfield traçou sua direção com base no passado. Foi uma imagem de Michael Jordan subindo para o aro durante a competição de enterrada de 1988 que inspirou Hatfield como o lendário designer em parceria com Mark Smith para desenvolver o Air Jordan XXX.
Lançado em 12 de fevereiro de 2016, o AJ XXX serviu como um passo evolutivo do AJ XX9, que introduziu um cabedal trançado de peça única para a família Jordan. Hatfield apontou para os AJs III, IV e V – e as diferenças quase imperceptíveis na entressola e sola entre os três modelos – como prova de que Jays carregará ferramentas que funcionaram anteriormente.
Hatfield e Smith dividiram o AJ XXX em cinco categorias:
– Altura – Em outra página do passado, Hatfield e Smith escolheram uma coleira assimétrica semelhante à do AJ XII, um design que visa combinar o apoio do tornozelo com flexibilidade e mobilidade.
– Toe – MJ há muito gosta do visual “dedão para baixo” de seus sapatos. Smith projetou o dedo do pé especialmente para o XXX, embora tenha desenhado a partir do rand de couro envernizado do XI.
– Tração – Enquanto a FlightPlate do XX9 se tornou o FlightSpeed do XXX, Hatfield e Smith descreveram a diferença como sendo pouco mais do que “o corte”. É importante manter muito do que funciona, disseram eles, para que não peçam a um dos principais atletas de Jordan, Russel Westbrook, que comece do zero como piloto de teste todos os anos.
– Material – Hatfield e Smith alcançaram um equilíbrio cuidadoso entre manter os recursos de desempenho que funcionavam e, ao mesmo tempo, expandir o design como os fãs da marca Jordan esperam. A parte superior é uma mistura macia e respirável de tecidos e tecidos de malha. A “malha loft” que confere conforto acolchoado à gola de apoio no tornozelo é a primeira aparição na linha Jordan, de acordo com Smith. Um elemento visual na entressola também oferece um visual novo, adicionando uma imagem de “galáxia” ao sapato.
– Fit – Este cabedal de uma peça foi projetado para transportar a sensação flexível do XX9, e enquanto a placa FlightSpeed reduzida foi projetada para trazer a tecnologia que permite ao usuário ser rápido na quadra.
Air Jordan XXXI | Designer: Tate Kuerbis | Lançado: 2016 | Preço original: US $ 185
No início de uma nova década de sapatos de performance em quadra da Air Jordan, o designer Tate Kuerbis pegou uma página do passado. Para o Air Jordan XXXI que a marca Jordan revelou ao público em julho de 2016 e lançado em setembro, ele desenhou fortemente do Air Jordan original para a silhueta do XXXI.
Os benefícios de infundir o Air Jordan original incluíam seu apoio de tornozelo adicionado com a parte superior mais alta, e que sua sola intermediária de baixo perfil colocava o pé no chão. Isso permitiu que o usuário fosse mais responsivo na quadra, mudando para um lado antes de quebrar o outro, de acordo com o designer.
Uma forma como o AJ XXXI olhou para o futuro foi a forma como incorporou o couro old school com a tecnologia mais recente, Flyweave. Nascido da tecnologia aeroespacial, Flyweave usa a tecelagem da old school de tecido da era espacial para uma parte superior que é leve, mas forte.
Combinar Flyweave com couro no calcanhar dá ao usuário um antepé flexível junto com suporte e contenção no calcanhar, de acordo com Kuerbis.
A gola do tornozelo reduziu a quantidade de espuma, removendo algum peso desnecessário enquanto deixava o suficiente para focar o enchimento e apoiar onde o tornozelo precisa. Isso deu ao sapato um ajuste individual e aumentou o bloqueio que o usuário precisaria, disse Kuerbis.
A Nike projetou seu sistema FlightSpeed de entressola para combinar elementos e dar aos atletas um primeiro passo explosivo, bem como um impulso extra em seus saltos e arremessos.
A combinação de couro e tecido também se prestou a um interessante bloqueio de cores, que a marca Jordan colocou em exibição com seu primeiro lançamento Black-Red (“Bred”) inspirado em Chicago. Novamente pegando emprestado a aparência do original, o AJ XXXI intercalou fios pretos e vermelhos em toda a trama, criando um padrão de desbotamento sutil que deu lugar ao preto no calcanhar. Isso criou um cenário ideal para o familiar logo vermelho do Jumpman que MJ tornou tão famoso. Incorporado à trama estava um sutil Nike Swoosh, o primeiro logotipo a adornar os sapatos de assinatura de MJ. Mas o segundo, e o primeiro logotipo pessoal de MJ, era o logotipo Wings, que é gravado no lado medial / interno da gola do tornozelo.
Tudo fica sobre uma entressola com gradiente de cor. E enquanto a maioria das cores do AJ XXXI seguem este modelo geral, alguns optam por um visual mais monocromático. E outros, como o Preto / Prata Metálico / Preto, incluem uma sola “gelada” translúcida.
Air Jordan XXXII | Designer: Tate Kuerbis | Lançado em: 2017 | Preço original: US $ 185
Antes de dar o próximo passo em frente, a marca Jordan lançou seu olhar para o passado. Tate Kuerbis, que projetou os Air Jordan XVIII, XIX e XXI, inspirou-se no Air Jordan II ao conceituar o Air Jordan XXXII.
Isso significou revisitar o primeiro Air Jordan fabricado fora dos Estados Unidos, na Itália. Foi visitando a Itália que Jordan foi capaz de encontrar o domínio refinado de processos que desejava para transmitir o senso de estilo premium que era tão importante para MJ.
“Nosso objetivo com o AJ XXXII era combinar a essência do AJ II com a melhor inovação da atualidade”, disse David Creech, VP de Design da Nike, “para criar uma linguagem de design distinta dentro e fora da quadra.”
Mais notável é a maneira como o XXXII emula as linhas inclinadas do II. As barbatanas horizontais ao longo do Aquiles no II são explodidas no XXXII, cobrindo uma área maior e fluindo para o resto do design.
Típico da linha Air Jordan, o AJ XXXII é uma mistura premium de alto desempenho com estética luxuosa. Pela primeira vez, um AJ apresenta um cabedal Flyknit. É composto por fio de alta tenacidade que combina elasticidade, suporte e bloqueio zonal. Essas nervuras oferecem uma textura mais profunda do que os modelos recentes da Air Jordan, que também apresentavam parte superior tecida. Visualmente, ele combina as idéias de flexibilidade, conforto e desempenho.
O amortecimento inclui tecnologia de velocidade de vôo ajustada, uma placa de fibra de carbono do meio do pé projetada para descarregar a energia de unidades Zoom Air de baixo perfil.
O XXXII posicionou o Air bag Zoom de forma semelhante à usada no Air Jordan XX8, que Jordan apontou como um avanço significativo na tecnologia da linha.
“Esta configuração permite uma área máxima de superfície na quadra”, explicou Kuerbis.
Os menores pedaços somam um visual totalmente novo. O logotipo Wings aparece na língua e os laços praticamente desaparecem na parte superior da Flyknit.
“Eu queria fazer os laços simplesmente desaparecerem na estrutura da malha”, disse Kuerbis, “mas por dentro há um sistema de arnês completo com correias que realmente prendem seus pés.”
Até a tração ganhou novos detalhes. Um padrão de tração em espinha consistindo de uma aparência de lâmina de limpador foi projetado para adicionar um controle testado e comprovado na quadra. Mas através da sola gelada você verá o logotipo familiar do Jumpman.
O lançamento do XXXII marcou a primeira vez que um modelo da Air Jordan foi lançado globalmente em um mid e um low.
Air Jordan XXXIII | Designer: Tate Kuerbis | Lançado: 18 de outubro de 2018 | Preço original: US $ 175
Compre Aqui – Air Jordan XXXIII
A programação da Air Jordan sempre foi sobre combinar forma e função, estilo e substância. E quando o Air Jordan XXXIII estreou em 18 de outubro de 2018, ele continuou essa tradição ao revelar a nova tecnologia FastFit da Nike.
FastFit substitui os atacadores tradicionais por um sistema puxar para ajustar que é voltado para o jogador: afrouxe ao descansar, aperte o cinto para o tempo de jogo.
– As alças na língua e no calcanhar permitem uma entrada fácil.
– Um único puxão no sistema de aperto proporciona um bloqueio de 360 graus.
– Puxe os cabos laterais para ejetar e descansar.
O designer Tate Kuerbis baseou-se no design utilitário de trajes espaciais para o AJ XXXIII. O tênis destaca o cordão de puxar e o cordão de ejeção e inclui uma pequena janela circular na sola que revela o mecanismo interno do sistema FastFit.
Essa janela para a alma do tenis é apenas um dos acenos para modelos lendários do passado, uma prática que se tornou comum com Jays pós-XXX. O AJ XXXIII inclui vários:
– A janela externa imita as janelas do AJ III, IV, V e VI.
– A janela também evoca a janela superior circular da Air Jordan 2010.
– O bordado “Nike Air” no calcanhar lembra os AJ III, IV, V e VI.
– A língua de grandes dimensões é o pano de fundo para o logotipo do Jumpman que estreou no AJ III.
O AJ XXXIII também continuou a usar a tecnologia FlightSpeed, que faz parte da programação da Air Jordan desde o XXX. A placa de fibra de carbono continha fibras microscópicas de alta resistência que serviam como molas. Quando combinada com o Zoom Air, esta placa foi projetada para aumentar seu retorno e recuperação de energia, mantendo você renovado no quarto.
Durante todo o processo, Kuerbis aderiu a uma filosofia Flight Utility que significava manter a mentalidade da marca Jordan de criar arte performática. O objetivo de Kuerbis era projetar para o futuro com inovação e função em mente.
Kuerbis revelou que, além de modelos e trajes espaciais anteriores da Air Jordan, ele também se inspirou em atletas, marcas, clubes, artistas, universidades e muito mais.
“Saltos de fé e ousadia”, disse ele, “são os melhores lugares para se imaginar”.
Air Jordan XXXIV | Designer: Tate Kuerbis | Lançado em: 25 de setembro de 2019 | Preço original: US $ 235
O designer Tate Kuerbis retornou para seu quarto Air Jordan consecutivo, e sexto no geral, tendo também projetado o “18” e auxiliado no “19”. Ele citou atletas que notaram o desejo de melhorar a tração e reduzir o peso como ponto de partida para o “34”.
A plataforma Jordan tem sido uma plataforma de lançamento para tecnologia de desempenho inovadora, e o AJ XXXIV apresenta a Jordan Eclipse Plate. Esta evolução da Jordan Flight Speed Plate consiste em duas placas de poliuretano Pebax que formam um núcleo oco onde a espuma estaria tradicionalmente. Este design remove material não essencial para reduzir o peso, criando um dos Jays mais leves de todos os tempos, com 13,1 onças. (tamanho masculino 9). E oferece uma transição suave do meio-pé para o antepé, o que mantém seu pé no controle durante e fora das travas bruscas.
Os tênis característicos de MJ têm virado cabeças desde que ele os atingiu no mercado em 1985. Esta última entrada continua com um cano colorido que chama a sua atenção primeiro. Depois, há os detalhes:
– Número 23 em código Morse no vamp na parte inferior dos laços
– A marca no calcanhar difere com cada coloração
– ‘J4-34, 2.89-2019’ faz referência ao 30º aniversário de IV a XXXIV
Use-o na quadra ou fora dela e você estará em boa companhia. Procure o AJ XXXIV nos pés de Zion Williamson, Blake Griffin e Jayson Tatum.
Air Jordan XXXV | Designer: Tate Kuerbis | Lançado em: 27 de setembro de 2020 | Preço original: US $ 180
Air Jordans nunca vacilou em seu foco em desempenho e inovação, e com o Air Jordan 35, ele se concentra em uma das inovações mais inventivas do legado – a Placa Eclipse. Projetado para estabilidade e equilíbrio, o Eclipse Plate evoluiu para o XXXV, pois ele se enrola mais alto na entressola para mais estabilidade lateral e suporte.
Também expandindo a plataforma de almofada estabelecida pelo 34 está a inclusão do Zoom Air, embora agora ele adicione um Zoom visível no calcanhar e antepé oposto a um Zoom embutido no predecessor.
Outra dica visual vem através dos cabos Flightwire que conectam o Eclipse Plate 2.0 com a sobreposição, com detalhes Kurim e cápsulas de espuma moldada ao redor da gola do sapato. Há também um elemento do Air Jordan V através da língua alargada, com a aba Nike Air no calcanhar emprestando aquele estilo “OG”. Cinco colorways do Air Jordan 35 foram confirmados. Começa com o colorway “Center Of Gravity”, que será lançado na Grande China em 27/09 e globalmente em 17/10. O próximo é o “Warrior” vermelho / preto em 21/10, o “DNA” branco / preto em 11/11, os “Bayou Boys” em 30/11 e o “Morpho” em 24/12.
Fonte: Foot Locker
Imagens: Foot Locker
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.