5 países que produzem o maior número de jogadores da NBA além dos EUA
Contando com a participação de 109 jogadores internacionais de 39 países na temporada atual, a NBA é considerada uma verdadeira liga global. Esta é a oitava temporada com em média 100 jogadores internacionais listados na noite de estreia.
Quem disse que só americano é bom com a bola laranja nas mãos? No mundo inteiro encontramos jogadores de alto nível e dominantes – que podem chegar na NBA e dominar.
Diretamente da Sérvia, temos o atual jogador mais valioso (MVP), Nikola Jovic. Falando em MVP, temos também Giannis Antetokounmpo que vem da Grécia, porém sua descendência é nigeriana. Indo para o lado europeu, Luka Doncic, o jogador mais entusiasmado da NBA atualmente, vem da Eslovênia.
Apesar dos Estados Unidos dominarem quando o assunto é produzir talentos da liga, outros países também acrescentam bastante com muitos jogadores, superestrelas e membros do Hall da Fama. Falando nisso, veja cinco países que produziram o maior número de jogadores da NBA (além dos EUA, é claro).
#5 Sérvia – 24 jogadores
Com cinco jogadores participando da liga atual, a Sérvia produziu ao todo 24 jogadores. O primeiro MVP vindo da Sérvia é o Nikola Jokic. Alguns sérvios também conhecidos na NBA incluem Boban Marjanovic, Nemanja Bjelica, Aleksej Pokusevski e Bodgan Bogdanovic.
Estreando na liga na temporada 1989-90, o Hall of Famer Vlade Divac foi o primeiro sérvio a jogar na NBA. Ele entrou juntamente com Zarko Paspalj. Outros nomes conhecidos da Sérvia incluem Peja Stojakovic, Milos Teodosic, Darko Milicic e Vladimir Radmanovic.
Além dos Estados Unidos, a Sérvia é considerada um dos países mais bem-sucedidos internacionalmente. Eles ganharam duas medalhas de prata nas Olimpíadas, dois campeonatos da Copa do Mundo da Fiba e três títulos do EuroBasket.
#4 Austrália – 31 jogadores
Conquistando sua primeira medalha internacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, a Austrália tornou-se uma grande potência no basquete internacional.
Com sete jogadores escalados na noite de estreia, sendo eles Patty Mills, Josh Giddey, Joe Ingles, Matisse Thybulle, Josh Green, Jock Landale, Ben Simmons e se formos incluir Kyrie Irving, temos oito. A Austrália produziu um total de 31 jogadores da NBA desde 1991.
Participando de três títulos do Chicago Bulls, em 1996, 1997 e 1998, o primeiro australiano a jogar na NBA foi Luc Longley.
#3 Nigéria – 34 jogadores
Representando a Nigéria na NBA atualmente temos: Charles Bassey, Josh Okogie, Precious Achiuwa, Udoka Azubuike e Chimezie Metu. Outros jogadores com origem nigeriana temos KZ Okpala, Miye Oni, Gabe Vincent e Giannis Antetokounmpo – que também são jogadores atuais da liga.
Sendo uma das nações africanas mais bem-sucedidas no basquete, a Nigéria se classificou para as Olimpíadas e a Copa do Mundo da Fiba em três ocasiões. Além de serem responsáveis pela produção de 34 jogadores, a Nigéria foi o único país da África que venceu os Estados Unidos.
Jogando pelo Houston Rockets na temporada 1984-85, o primeiro nigeriano a jogar na NBA foi o Hall of Famer Hakeem Olajuwon. O jogador foi escolhido no draft de 1984, ganhou dois campeonatos da NBA com os Rockets e foi o primeiro jogador não americano a ganhar o prestigioso prêmio MVP.
#2 França – 37 jogadores
Em segundo lugar, temos a França que produziu 37 jogadores. Atualmente existem sete jogadores franceses na lista da noite de abertura, são eles: Rudy Gobert, Evan Fournier, Nicolas Batum, Killian Hayes, Frank Ntilikina, The Maledon e Timothe Luwawu-Cabarrot.
Em teoria, o primeiro jogador francês a jogar na NBA foi Bob Riley, mas ele era um cidadão naturalizado dos Estados Unidos. Tariq Abdul-Wahad foi o primeiro jogador criado na França a jogar na liga. Ele foi escolhido em 11º lugar geral pelo Sacramento Kings em 1997.
Quando se trata do maior jogador francês da história da NBA é fácil lembrar de Tony Parker. Ele jogou a maior parte de sua carreira com o San Antonio Spurs, onde ganhou quatro campeonatos da NBA. Em 2013, ele levou a França ao seu primeiro título do EuroBasket. Ficando em segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 perdendo para os EUA, a França conquistou sua primeira medalha olímpica.
#1 Canadá – 54 jogadores
Em 1891, um canadense chamado Dr. James Naismith criou o basquete. Logo, nada mais justo do que o Canadá está no topo desta lista produzindo o maior número de jogadores da NBA fora dos Estados Unidos. O Canadá teve 54 jogadores diferentes na liga ao longo dos anos.
O jogador canadense mais famoso é Steve Nash. Ele foi duas vezes MVP do Phoenix Suns e atualmente é o técnico do Brooklyn Nets. Na noite de estreia, a NBA tem 18 jogadores canadenses presentes, sendo esse número o mais alto de qualquer temporada. Entre os principais jogadores podemos incluir: Shai Gilgeous-Alexander, Jamal Murray e Andrew Wiggins.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.