5 maiores surpresas das Finais da NBA

As finais da NBA seguem um formato melhor de sete, o que significa que a melhor equipe mesmo perdendo alguns jogos ainda pode ser campeã. Na maioria dos casos, os favoritos correspondem ao desempenho esperado por eles e chegam ao troféu. Em raras ocasiões, porém, azarões surpreendem a liga e conquistam o título da NBA.

Vamos dar uma olhada na história de 5 surpresas que aconteceram nas Finais da NBA:

1968-69 / Boston Celtics e Los Angeles Lakers

É estranho classificar o Boston Celtics como azarão porque a equipe foi uma força dominante na década de 60. O Celtics ganhou oito campeonatos da NBA de 1960 a 1968. No entanto, eles tiveram uma vida difícil na temporada de 1968-69.

A maioria dos jogadores daquela dinastia não era tão atlética como costumava ser. Com uma campanha de 48-34 na temporada regular, era evidente que o Celtics não era mais a mesma equipe.

O Los Angeles Lakers, por outro lado, adquiriu o astro Wilt Chamberlain, e sua adição ao elenco do Lakers que tinha outros talentos o tornou o favorito.

Tudo estava indo como esperado, com o Lakers garantindo uma vantagem de 2 a 0 nas finais. No entanto, o Celtics encontrou forças e empatou a série depois de vencer os jogos 3 e 4. Os próximos dois jogos foram divididos entre as duas equipes, resultando em um jogo 7.

O jogo final foi disputado em Los Angeles, e muitos pensaram que a vantagem de jogar em casa ajudaria o Lakers. Mas o Celtics chocou a NBA ao garantir uma vantagem de 15 pontos no quarto período. Apesar de um esforço implacável do Lakers para buscar uma recuperação, LA acabou perdendo o jogo por 2 pontos.

1994-95 / Orlando Magic e Houston Rockets

O Orlando Magic veio para as finais da NBA como o favorito, com jogadores como Penny Hardaway e Shaquille O’Neal em sua escalação. Embora o Rockets fosse o atual campeão, a equipe eram uma sombra do que foi em 1993-94, vencendo apenas 47 jogos na temporada regular.

Mas Hakeem Olajuwon dominou as finais e intimidou Shaquille no garrafão. A inexperiência fez o Magic perder uma grande vantagem logo no jogo 1.

O Rockets liderado por Olajuwon continuou a dominar jogo após jogo, acabando por varrer o jovem Orlando Magic.

2003-04 / Detroit Pistons e Los Angeles Lakers

O Lakers dominou a NBA no início dos anos 2000, vencendo duas das três finais da NBA desde 2000. A incapacidade da equipe de vencer o campeonato de 2002-03 levou à aquisição de Karl Malone e Gary Payton.

Com a presença de Shaquille O’Neal, Kobe Bryant e as duas novas contratações, o Lakers era o grande favorito. Mas o Pistons, que não tinha um superstar em seu elenco, conseguiu conquistar o campeonato em apenas cinco jogos. A razão pela qual isso é classificado como uma das maiores surpresas é porque o Lakers, de mentalidade muito ofensiva, foi mantido com uma média de apenas 81,8 PPG ao longo da série.

2010-11 Dallas Mavericks e Miami Heat

O Miami Heat tinha LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh em seu elenco. Com todos os três saudáveis e em forma, o Dallas Mavericks parecia não ter chances. O Mavericks tinha alguns superstars veteranos, mas não se esperava que eles acompanhassem a fisicalidade da jovem equipe do Heat.

Como esperado, o Heat começou vencendo o jogo 1. O Heat conseguiu perder uma vantagem de 15 pontos no jogo 2, faltando apenas 7 minutos para o fim do quarto período. O jogo 3 deu Heat por apenas 2 pontos e Miami ficou por aí, o Mavericks liderado por Dirk Nowitzki selou o campeonato em 6 jogos, conseguindo uma das maiores surpresas da história das finais da NBA. Foi uma final onde a experiência venceu o atletismo.

2015-16 Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers

Stephen Curry ganhou o título de MVP de 2015-16 por votação unânime após levar o Warriors a um recorde de 73-9 na temporada regular. Indo para os playoffs, o Warriors deveria dizimar o Cleveland Cavaliers, que tinha LeBron James, Kevin Love e Kyrie Irving como estrelas.

Foi um grande começo para o Warriors, que garantiu uma vantagem de 2-0. O Cavaliers ganhou o jogo 3, mas foi novamente dominados no jogo 4. Todos esperavam que o Warriors encerrasse a série no jogo 5, mas LeBron e Kyrie tinham outros planos. Ambos marcaram 41 pontos e tiveram a oportunidade de empatar a série no jogo 6 em Cleveland.

Com um bloqueio de LeBron e a precisão de Kyrie da linha dos 3 pontos o Cavaliers avançaram no final do jogo. O Warriors não conseguiu responder, o que resultou na vitória inacreditável do Cleveland no primeiro campeonato da história da franquia.

Você concorda que essas são as 5 maiores surpresas das Finais NBA?

+ Veja o calendário de jogos da NBA na TV brasileira.

Imagem: NBA.

Siga as nossas redes sociais: InstagramFacebook e Twitter.

Mazinho Castelar
Mazinho Castelar amante de basquete e criador do Bskt Brasil.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.